in

Mars alcança redução recorde de emissões de carbono

Mars Sustentabilidade

A Mars divulgou o seu Relatório de Sustentabilidade de 2023, e anunciou que está cada vez mais perto de alcançar net zero até 2050.

Em 2023, a empresa registou uma redução recorde de 8% (em toda a sua cadeia de valor) nas emissões de GEE em relação a 2015. Nos últimos oito anos as emissões de GEE na cadeia de valor da empresa reduziram 16% (ou 5,7 milhões de toneladas métricas – o equivalente às emissões de GEE geradas por mais de 1,3 milhões de automóveis a gasolina num ano). Enquanto as emissões desciam, o negócio crescia mais de 60%, tendo atingido mais de 50 mil milhões de dólares. Em 2023, quando a Mars publicou o Roteiro Mars Net Zero, comprometeu-se a investir mais de $1 mil milhões de dólares ao longo de três anos, e, se necessário, a canalizar mais recursos financeiros para este fim, até que o objetivo net zero fosse alcançado.

No ano passado, publicámos o nosso Roteiro Net Zero, onde prometemos acelerar as reduções de carbono. Os resultados agora alcançados indicam que estamos a cumprir com o nosso objetivo e estratégia de negócio: continuar a crescer enquanto reduzimos as nossas emissões de carbono. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas vamos continuar a acompanhar os progressos da ciência e a mostrar como uma empresa pode ter bons resultados financeiros e, ao mesmo tempo, ter um impacto positivo no meio ambiente”, afirmou Poul Weihrauch, diretor executivo da Mars.

Quase 60% da pegada de GEE da cadeia de valor da empresa provém de ingredientes agrícolas. Assim, e tendo o objetivo de impulsionar uma descarbonização contínua, a Mars está a apostar em iniciativas de agricultura inteligente. Através de apoio financeiro e de formação aos agricultores, para que acelerem a adoção de práticas agrícolas regenerativas, estes projetos vão melhorar a saúde do solo e a resiliência das explorações agrícolas.

Barry Parkin, diretor de Sustentabilidade e Procurement da Mars, acrescenta que “as últimas reduções de carbono mostram que estamos no caminho certo para atingir uma redução de 50% até 2030. Mas, apesar de orgulhosos deste progresso, sabemos que temos ainda muito trabalho pela frente. Os programas com os agricultores são extremamente importantes, pois facilitam a transição para uma agricultura climaticamente inteligente e regenerativa”.

 

Investimento

Os mais recentes investimentos da Mars em agricultura climaticamente inteligente incluem a colaboração com parceiros para estabelecer um programa centrado nos agricultores. Já foram apoiados 1.900 agricultores em quatro estados dos EUA e na Polónia, que estão a implementar medidas para tornar a sua agricultura climaticamente inteligente. O resultado são mais de 1,2 milhões de hectares de terra, cultivada de forma sustentável, com milho, soja e trigo, para marcas como a Pedigree e a IAMS.

Também a extensão da parceria entre a Mars Royal Canin e a Soil Capital, através da qual a Mars fornecerá apoio financeiro a cerca de 250 agricultores em França e na Bélgica. Até à data, a parceria já apoiou mais de 300.000 hectares de terras agrícolas.

A continuação do apoio ao programa Next Generation Soil, no México e no Brasil. Em colaboração com o CIMMYT (México) e o Produzindo Certo (Brasil), este programa já preparou cerca de 100 produtores de milho com as ferramentas e os conhecimentos necessários para que consigam aumentar a sua produtividade, otimizar o uso de recursos e responder positivamente às consequências das mudanças climáticas – como a escassez de água e a consequente diminuição das colheitas. O programa incentiva novas práticas de agricultura regenerativa que protegem a saúde do solo, otimizam a utilização dos recursos e promovem uma produção de cereais mais sustentável.

Finalmente, o desenvolvimento do plano de produção sustentável de lacticínios – recentemente anunciado – Moo’ving Dairy Forward. Com um investimento de 47 milhões de dólares ao longo de três anos, o objetivo é, juntamente com os parceiros Fonterra, Land O’Lakes, Interfood, e FrieslandCampina, reduzir a pegada de carbono dos produtos lácteos.

O Relatório de Sustentabilidade de 2023 da Mars está disponível online, consulte-o para saber mais sobre as ações climáticas da Mars, e sobre os programas Supplier Advance e Supplier Origin (que envolvem quase 750.000 pessoas) e o Mars Food & Nutrition, que entregou 3,1 mil milhões de refeições saudáveis em 2023.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Marktest centros comerciais

Cerca de 2 centros comerciais para cada 100 mil habitantes

Mercadão Portal da Queixa

Mercadão reconhecido pelo Consumers Trust do Portal da Queixa