in

Mars abandona semáforo nutricional

A Mars decidiu abandonar o semáforo nutricional, um rótulo com informação nutricional baseado em porções que ajudou a criar com outros parceiros da indústria alimentar.

Com base na cor, o rótulo indica se a quantidade de um ingrediente particular é ou não saudável. Por se focar nas porções, e não em miligramas ou mililitros, vários produtos não têm recebido a cor vermelha apesar do seu elevado conteúdo em açúcar e gordura. Por este mesmo motivo, este sistema tem vindo a causar confusão junto dos consumidores. Organizações como a Foodwatch também já denunciaram este rótulo, por considerarem que os critérios são enganosos.

A Mars considera agora que não tem suficiente fundamento, pelo que não vai mais aplicá-lo nas suas embalagens, apesar de ter sido uma das seis empresas envolvidas na sua criação.

As outras cinco empresas – Nestlé, PepsiCo, Coca-Cola, Unilever e Mondelez, irão continuar a apoiar o sistema de semáforo, mas a Mars apelou à Comissão Europeia para que crie a sua própria legislação, de modo a que as condições sejam iguais para todos e se crie um rótulo nutricional que se aplique em todos os países comunitários

. Estas cinco empresas afirmam respeitar a decisão da Mars, mas pedem a outros operadores da indústria que se juntem à causa. Não obstante, são também a favor da intervenção de Bruxelas, para ajudar a simplificar os procedimentos.

IKEA investe mil milhões de euros para estar à frente da Amazon

MediaMarktSaturn abre primeira loja sem caixas