in

Marine Stewardship Council mobiliza 100 milhões de dólares para acabar com a sobrepesca

Marine Stewardship Council

O Marine Stewardship Council (MSC) anunciou o seu ambicioso objetivo de mobilizar 100 milhões de dólares para ajudar a proteger o oceano e salvaguardar o fornecimento sustentável de peixe e marisco, durante a próxima década. O anúncio marca uma ampliação significativa do Ocean Stewardship Fund do MSC, que visa acabar com a sobrepesca.

Organizações filantrópicas, empresas e governos são encorajados a contribuir para o fundo, que já concedeu mais de 100 subvenções, entre as quais quase 40 em economias emergentes. Estes fundos ajudam uma vasta gama de pescarias e investem na investigação e na inovação para melhorar as práticas de pesca nas águas.

Entre os beneficiários constam pescadores indonésios que se adaptaram aos impactos das alterações climáticas no caranguejo-nadador, pescarias sul-africanas que reduziram as capturas acessórias de aves e pescarias artesanais no Mediterrâneo que estão a experimentar novas tecnologias para proteger as raias. Também beneficiou de financiamento um novo projeto para avaliar os riscos das alterações climáticas nas pescarias de captura selvagem e ajudá-las a adaptar-se no futuro.

O desafio que o oceano enfrenta é enorme. O consumo de produtos do mar está a aumentar rapidamente, ao mesmo tempo que mais de um terço das reservas mundiais de peixes estão a ser exploradas a níveis insustentáveis. A pressão de alimentar uma população global em crescimento, combinada com os efeitos prejudiciais das alterações climáticas, exige uma atuação mais incisiva e urgente, daí a ampliação do Ocean Stewardship Fund“, explica em comunicado.

 

Ocean Stewardship Fund

O MSC conta com 25 anos de experiência na promoção e na realização de progressos, a nível mundial, com mais de 600 pescarias envolvidas no seu programa de certificação. Desde 2018, esta organização sem fins lucrativos comprometeu-se a atribuir ao Ocean Stewardship Fund 5% das receitas geradas pela concessão de licenças para a utilização do selo azul do MSC nas vendas de produtos do mar sustentáveis. O fundo foi aberto a doações de terceiros, em 2022.

Rupert Howes, diretor executivo do MSC, disse que “nos cinco anos desde a sua criação, o Ocean Stewardship Fund tem apoiado um número impressionante de projetos, incluindo muitas colaborações inovadoras entre pescarias e cientistas. Estamos extremamente gratos aos nossos financiadores, parceiros e apoiantes que partilham a nossa visão de um oceano saudável e próspero. Se queremos desfrutar dos produtos do mar hoje e no futuro, precisamos de responder à magnitude dos desafios que o oceano enfrenta. Ao mobilizarmos 100 milhões de dólares em 10 anos, podemos apoiar muito mais comunidades e empresas de todo o mundo que dependem do oceano para a sua alimentação, segurança e subsistência“.

O MSC já recebeu generosas doações filantrópicas para o fundo da parte da Fundação MAVA, da Fundação da Família Walton e da Fundação Hans Wilsdorf, bem como apoio da empresa de consultoria em investimento ambiental Clarmondial.

Graças à expansão do Ocean Stewardship Fund, o MSC poderá ajudar mais pescarias, particularmente os pequenos produtores e os das economias emergentes, a tirarem partido das vantagens da pesca sustentável.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

APED_José António Nogueira de Brito

José António Nogueira de Brito assume presidência da APED

UE agroalimentar

Comércio agroalimentar da União Europeia ascendeu a 401,5 mil milhões de euros em 2022