in

Marca portuguesa de cafés torrados da Nestlé ganhou concurso do Lisbon Coffee Fest

Sical Superior foi o grande vencedor do Concurso Expresso Perfeito, competição que marcou o primeiro festival de café a realizar-se em Portugal, o Lisbon Coffee Fest, que decorreu no LX Factory, entre 22 e 24 de março, com uma organização da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).

Durante o festival, o público teve oportunidade de assistir a diversos workshops, palestras, concertos e também concursos, entre os quais o Concurso Expresso Perfeito. Esta competição teve como intuito eleger o expresso português perfeito, através da avaliação do café em chávena. Para estarem aptos a participar, os lotes de café tinham de cumprir dois requisitos: serem aderentes ao selo “Portuguese Coffee – a blend of stories” e estarem no mercado há mais um ano.

Em concurso estiveram oito marcas de café, sendo que cada uma entregou o seu moinho devidamente afinado e sem qualquer identificação. Cada café recebeu apenas uma letra, não tendo mais nenhum elemento que permitisse distinguir as marcas. Do lado da Nestlé, Sical Superior foi o lote escolhido para ir a competição.

O painel de jurados foi constituído por cinco elementos, entre os quais quatro chefs e um apreciador gastronómico, todos eles independentes da indústria do café: Luís Baena, Vítor Sobral, João Oliveira, Tiago Santos e Carlos Miguel Fontão de Carvalho, presidente da Comissão Executiva da Academia Portuguesa de Gastronomia.

Um barista profissional e totalmente independente às marcas em competição fez a extração de cinco expressos de cada marca e cada um dos jurados provou e avaliou os mesmos, de acordo com as fichas de avaliação previamente definidas.

No final das provas, a pontuação foi somada por um elemento da AICC, que anunciou Sical como marca vencedora do Expresso Perfeito – Portuguese Coffee 2019. “É um grande orgulho sermos reconhecidos como a marca que tem o expresso português perfeito. Há mais de 70 anos que Sical brinda os portugueses com o melhor café e esta vitória é a prova disso mesmo”, afirma Victor Manuel Martins, Business Executive Officer Direção Cafés da Nestlé Portugal.

Retalhistas estão a despertar para o valor da visibilidade da cadeia de abastecimento

Dachser apresenta nova linha de camiões mais amigos do ambiente