in , ,

Makro Portugal leva Sangue na Guelra a Düsseldorf

A Makro Portugal fez-se representar na exposição “Metro Unboxed”, no Düsseldorf Festival, com o projeto “Sangue na Guelra” como representante da gastronomia portuguesa.

A  exposição interativa “Metro Unboxed” já está aberta aos visitantes da Reuterkaserne, no centro histórico de Düsseldorf. Aberto até 2 de outubro, o evento oferece aos seus visitantes todas as informações sobre o ambiente moderno e diversificado do retalho e distribuição. Os visitantes podem experimentar especialidades internacionais dos vários países onde a Metro opera, desde o mar japonês até ao vinho moldavo, o presunto serrano espanhol e, claro, os produtos portugueses, envolvendo-se com as equipas locais Metro dos 25 países, bem como saber mais sobre inovações digitais e os últimos projetos sobre o futuro do retalho. “Após a nossa entrada em cotação da bolsa de valores em julho, queremos apresentar pessoalmente a nova Metro ao público. A forma como apoiamos os empresários independentes em todo o mundo, como ajudamos a moldar a vida nas cidades e como sentimos a responsabilidade social”, refere Olaf Koch, presidente do conselho de administração da Metro AG. “Com o Metro Unboxed, não estamos apenas a mostrar o que já acontece no mundo do retalho e neste sector. Queremos proporcionar aos visitantes uma experiência única e mostrar quais as tendências e tecnologias neste sector. Ao longo da exposição, há um foco no nosso compromisso de aumentar a sustentabilidade no retalho e distribuição”, acrescenta.

No total, 38 unidades de exibição estão montadas em dois andares de 2.000 metros quadros no pavilhão pop-up, sendo que 25 dos mesmos são cabines com temas de países apresentados pelos funcionários da Metro do país correspondente, onde orgulhosamente mostram os projetos mais representativos e únicos desenvolvidos localmente. O design concetual e o layout espacial de cada stand foram concebidos pelos respetivos colaboradores locais, com o objetivo de “proporcionar o sabor autêntico” de cada país.

A representar Portugal está a equipa portuguesa com o conceito Sangue na Guelra, que contou este ano com a quinta edição, cujo propósito passa pela criação de um simpósio dedicado à cozinha portuguesa, de forma a impulsionar a mesma. Esta reuniu os melhores e mais jovens chefs nacionais e do resto do mundo que, para além de partilharem experiências e ideias, foram responsáveis pela preparação de vários jantares exclusivos.

Com diversos showcookings, o stand de Portugal tem sido um dos mais visitados do evento e tem apresentado aos visitantes várias iguarias nacionais. Ao longo dos diversos dias do evento, é possível observar chefs como Luís Gaspar, Vítor Adão ou Rodrigo Castelo.

Philippe Palazzzi, Operating Partner da Makro para Portugal, Espanha e França, explicou a importância de apostar nas individualidades de cada país. “Trabalhar localmente não é apenas importante para a Metro, mas também para o consumidor, porque a comida tem muito a ver com cultura. Quando falamos de Portugal, para além da história e das pessoas, é a cultura da comida que existe. A importância da comida na cultura é tão forte que, ainda que sejamos uma empresa global, temos que ter uma oferta local e que trabalhar com pequenos produtores para servir os nossos clientes. As pessoas em Portugal querem comer comida local e penso que essa é uma responsabilidade social que temos: proteger restaurantes independentes. Seria muito mau se, de repente, em todas as culturas só existissem grandes cadeias como a Starbucks ou a McDonald’s. Não é isso que queremos. Queremos diversidade de sabores e é isso que temos como meta e que vamos apoiar. Somos uma empresa global, mas com identidade local”.

CEO da Toys ‘R’ Us vê futuro nas lojas menores

Amazon entra em negociações exclusivas com maior retalhista indiano