in

Mais uma loja sem caixas checkout

O gigante tecnológico chinês Tencent apresentou o seu conceito de loja física, que, como o Amazon Go, não tinha caixas de pagamento. Chamado We Life, este ponto de venda, localizado num centro comercial em Xangai, na China, tinha 300 metros quadrados de superfície.

Este empreendimento piloto, ligado à plataforma de pagamentos da empresa WeChat Pay, esteve aberto até domingo sob o formato de pop-up, com o objetivo de demonstrar que a Tencent tem a capacidade para entrar no mercado  “brick and mortar”.

No entanto, ao contrário dos planos do gigante chinês de comércio eletrónico Alibaba, que é dono da cadeia de supermercados Hema, a Tencent não parece ter a intenção de ter uma insígnia própria, mas sim servir outras marcas de retalho. Isso mesmo  foi confirmado por um executivo responsável pelas vendas a retalho da WeChat Pay, Bai Zhenjie, ao jornal local China Daily. “Em vez de abrir as nossas próprias lojas físicas, gostaríamos de apresentar esses modelos de negócios aos parceiros, a terceiros e fornecer estas capacidades“.

Em We Life, as portas da loja abriam-se depois de se fazer scan com o WeChat de um código QR. Uma vez lá dentro, o utilizador podia levar os produtos que queria. Todos os equipamentos do centro estavam equipados com cartões de identificação por radiofrequência, que usavam chips magnéticos para armazenar informações. Desta forma, o comprador, ao sair da loja, devia parar sob um arco de segurança que detetava o que foi comprado e os produtos apareceriam automaticamente num “carro virtual” no telemóvel. De seguida, o utilizador efetuava o pagamento através do WeChat Pay.

Publicidade

Polónia

Vendas a retalho crescem 2,6% na zona euro

Os números do Super Bowl