in

Mais de quatro milhões são consumidores de produtos biológicos

São mais de quatro milhões os consumidores de produtos biológicos, de acordo com o estudo TGI da Marktest, representando 47,7% do total do universo em estudo. Este tipo de consumidor é preponderante junto das mulheres, nos indivíduos com mais de 45 anos, nos residentes na região Sul e nas classes sociais alta e média alta.

Em termos de estilos de vida, o consumidor bio enquadra-se no segmento “Family First”, ou seja, são indivíduos para quem a família é a prioridade máxima, estando acima da vida social e profissional. A família é o centro das suas preocupações e é a ela que dedicam mais tempo. Enquanto consumidor propriamente dito, é “Quality Orientated”, isto é, são indivíduos que tendem a dar valor à qualidade, sendo esta o que determina os seus comportamentos de compra.

No que respeita a hábitos e comportamentos de compra, o consumidor de produtos biológicos privilegia na sua alimentação produtos provenientes de mercados, frutos e vegetais orgânicos, alimentos produzidos por pequenos produtores/agricultores e animais criados ao ar livre (50,5% compram a carne para a sua alimentação com base nesta característica). Em sentido oposto, seis em cada 10 indivíduos evita alimentos com elevado teor de gordura, conservantes artificiais, elevado teor de colesterol e elevado teor de açúcar e/ou sal e cinco em cada 10 limitam o consumo de carne vermelha, hidratos de carbono e lacticínios.

São também consumidores com elevada sensibilidade para a prática da reciclagem. De facto, nove em cada 10 pratica reciclagem,nomeadamente os materiais papel/cartão, plástico e vidro.

O cuidado com a saúde é também um aspeto a salientar, na medida em que oito em cada 10 indivíduos não fumaram nos últimos 12 meses.

Os media que assumem maior relevância para o consumidor bio são a televisão, o Out of Home (OOH) e a Internet, sendo estes os meios em que a taxa de penetração é mais elevada (respetivamente, 99,4%, 95,7% e 84,6%). Já em termos de afinidade, é mais elevada no cinema.

A utilização da Internet, a posse de telemóvel e as compras online são de grande importância neste tipo de consumidor. Com efeito, oito em cada 10 utilizaram a Internet nos últimos 12 meses e possuem computador no lar e sete em cada 10 tem um smartphone. As principais redes sociais visitadas são o Facebook, Google+ e Instagram. O uso das redes sociais deve-se sobretudo pelo contacto com a família, para consultar notícias e partilhar conteúdos com amigos.

Como as marcas vão comunicar em 2018?

Meu Super abre loja em Unhais-o-Velho