Oiça este artigo aqui:
A 12.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal, revelou os grandes vencedores de 2025 numa cerimónia que decorreu no passado dia 9 de maio, no Mercado 2 de Maio.
O evento premiou os vinhos que mais se destacaram entre as 1.300 referências a concurso, atribuindo um total de 356 medalhas: 33 de Grande Ouro, 65 de Ouro e 258 de Prata.
Com provas técnicas realizadas nos dias 5, 6 e 7 de maio, os vinhos foram avaliados por 155 especialistas, incluindo 24 jurados internacionais. O Grande Júri, composto por nomes como Bento Amaral, Dirceu Júnior MW, Evan Goldstein MS e Kenichi Ohashi MW, foi responsável por eleger os Melhores do Ano.
Os grandes vencedores de 2025
A Quinta do Crasto arrecadou o prémio máximo, com o vinho Touriga Nacional Tinto 2020, distinguido como Melhor do Ano e também como Melhor Varietal Tinto.
A Kopke, por sua vez, conquistou o título de Melhor Licoroso, com o seu clássico Colheita 1966 Tawny.
Outros vinhos distinguidos como Melhores do Ano foram o Villa Oliveira Encruzado Branco 2022 (Varietal Branco), o Chryseia Tinto 2022 (Tinto Blend), o Quinta do Sobreiró de Cima Grande Reserva Branco 2022 (Branco Blend) e o Quinta d’Aguieira Millésime 2017 (Espumante).
A região do Douro e Porto foi a mais premiada, arrecadando um total de 115 medalhas.
Plataforma internacional
Segundo Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, “o Concurso Vinhos de Portugal é, acima de tudo, uma montra da qualidade e da diversidade dos nossos vinhos”. Além do reconhecimento nacional, os vinhos premiados com Grande Ouro e Ouro asseguram presença em eventos internacionais, promovidos ao longo do ano pela ViniPortugal.
A lista completa de premiados está disponível em concursovinhosdeportugal.pt.