in

Maior produtor de leite dos Estados Unidos declara falência

A Dean Foods, o maior produtor de leite norte-americano, declarou falência após anos de dificuldades, causadas pela descida das vendas.

A empresa sediada em Dalla, no estado do Texas, prevê utilizar a proteção facilitada pela declaração de falência para apoiar as suas operações atuar e fazer face às dívidas e demais obrigações, enquanto trabalha numa venda do negócio. Em comunicado, a Dean Foods assinalou que está a negociar a venda dos ativos Dairy Farmers of America, a maior cooperativa leiteira dos Estados Unidos.

A Dean Foods gere várias marcas de leite conhecidas no mercado norte-americano, como Dairy Pure, Organic Valley e Land O’Lakes. Fundada há 94 anos, a empresa tem cerca de 60 unidades de produção em 29 estados norte-americanos, rede construída ao longo de décadas com a compra de produtores regionais.

No primeiro semestre, as vendas da Dean Foods caíram 7% e os lucros encolheram 14%. Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o consumo de leite está em mínimos históricos, tendo reduzido 39% nos últimos 40 anos.

Publicidade

Publicidade

Aldi chega a Leça da Palmeira

Tesco “chega” a Espanha e perspetiva “entrada” em Portugal