in ,

Maersk e IBM formam joint-venture com tecnologia blockchain para digitalização das cadeias de abastecimento

A Maersk e a IBM anunciaram a sua intenção de estabelecer uma joint-venture global para fornecer métodos mais eficientes e seguros para gerir o comércio global, usando a tecnologia blockchain.

O objetivo desta nova empresa será fornecer uma plataforma para a digitalização do comércio, desenvolvida em conjunto e construída em padrões abertos, projetada para ser usada por todo o ecossistema de transporte global. Deste modo, proporcionará uma maior transparência e simplicidade no movimento de mercadorias através das fronteiras e das zonas comerciais.

O custo e dimensão dos ecossistemas de comércio mundiais continuam a crescer em complexidade. Todos os anos são enviados mais de quatro mil milhões de dólares em produtos e mais de 80% dos bens que são consumidos diariamente são transportados por via marítima. Estima-se que o custo máximo da documentação comercial requerida para processar e administrar muitos destes bens representa um quinto dos custos reais do transporte físico. Segundo o Fórum Económico Mundial, ao reduzir as barreiras dentro da cadeia de abastecimento internacional, o comércio mundial poderia aumentar quase 15%.

As características da tecnologia blockchain são ideais para grandes redes de diferentes parceiros, uma vez que estabelecem um registo partilhado e imutável de todas as transações que ocorrem dentro de uma rede e permitem que as partes autorizadas tenham acesso a dados fidedignos ​​em tempo real.

A Maersk e a IBM utilizarão esta tecnologia para potenciar a nova plataforma e empregarão outras tecnologias abertas baseadas na Cloud, incluindo a inteligência artificial, a Internet das Coisas e a analítica, para ajudar as empresas a mover e a rastrear os vens de forma digital através das fronteiras internacionais. “Esta nova empresa assinala os nossos esforços estratégicos para impulsionar a digitalização do comércio global. O potencial de oferecer uma plataforma digital neutra e aberta para trocar informações de forma segura e simples é imenso e todos os agentes da cadeia vão beneficiar”, explica Vincent Clerc, diretor comercial da Maersk e futuro CEO da nova joint-venture. “Ao unir o nosso conhecimento do comércio com as capacidades da IBM em tecnologia blockchain e em tecnologia para empresas, acreditamos que esta nova empresa possa fazer uma diferença real na configuração do futuro do comércio global“.

A IBM e a Maerks iniciaram a sua colaboração em junho de 2016 para construir uma nova tecnologia blockchain baseada na nuvem. Desde então, várias organizações testaram a plataforma, incluindo a DuPont Chemical, a Tetra Pak, a Port Houston, a Rotterdam Port Community System Portbase, entre outras. A joint-venture permitirá agora às duas empresas comercializarem as suas soluções a um grupo maior de empresas, muitas das quais já expressaram o seu interesse nas capacidades das mesmas e estão a explorar formas de utilizá-la, incluindo a General Motors, e a Procter & Gamble, para agilizar as suas cadeias de abastecimento.

Telepizza negoceia gerir a marca Pizza Hut em Espanha e Portugal

Walmart elege nova CEO para o negócio internacional