in

Luzes da Philips Lighting fornecem um estímulo semelhante a uma chávena de café intenso

A Philips Lighting contribuiu para transformar a sede da empresa de energia da República Checa Innogy, ao instalar um sistema de iluminação LED para apoiar os ritmos circadianos dos colaboradores do escritório, incluindo o estímulo dos seus níveis de energia em momentos diários definidos.

No início do dia e após o almoço, os funcionários desfrutam de uma luz brilhante confortável semelhante à luz natural. Isto contribui para o estímulo dos níveis de energia e aumenta o conforto e as condições de visão do local de trabalho, fornecendo uma sensação de bem-estar e otimizando o desempenho. O estímulo dos equipamentos da “iluminação centrada no ser humano” é comparado a uma chávena de café intenso.

Em novembro de 2017, a Innogy concluiu uma renovação profunda dos 10.000 metros quadrados do espaço de escritórios da sua sede na República Checa, em Limuzská, Praga. A empresa tradicional de ambiente de escritório fechado transformou-se num espaço aberto e aproveitou a oportunidade para criar um ambiente de trabalho de qualidade superior, de forma a aumentar o conforto, bem-estar e desempenho dos seus 550 funcionários. A iluminação desempenhou um papel fundamental na renovação que envolveu um novo restaurante, novo mobiliário, alimentos saudáveis, novas cozinhas e espaços de criatividade.

A Philips Lighting instalou um sistema de iluminação em rede composto por aproximadamente 2.000 luminárias LED Philips. Aqui incluem-se 860 equipamentos de teto de luz branca regulável Philips PowerBalance e 96 iluminações descendentes de luz branca regulável Philips LuxSpace, programados para proporcionar diferentes configurações de luz durante diferentes horas do dia. As diferenças subtis na temperatura de cor e na intensidade da luz promovem, de igual modo, o conforto ótico e podem ser personalizadas pelos funcionários, de modo a adaptarem-se a tarefas específicas. Enquanto o foco do sistema de iluminação está no aumento do conforto dos funcionários, também ajuda a promover a eficiência operacional através da monitorização e manutenção remotas. “O nosso objetivo era o de criar um ambiente extraordinário para os nossos funcionários. No início do dia, as luzes do escritório simulam a luz natural, proporcionando um impulso de energia útil. Os níveis de luz diminuem até após o almoço, momento no qual reforçamos novamente a iluminação para ajudar os nossos funcionários com a diminuição de energia pós-almoço. Aproximadamente 80% dos funcionários inquiridos descreveram a nova iluminação como sendo melhor ou muito melhor do que a anterior iluminação fluorescente com tubos, enquanto 60% concordou que esta contribuía para um local onde tinham gosto em trabalhar”, afirma Tomáš Michna, diretor sénior de instalações e serviços da Innogy, na República Checa.

Utilizamos o nosso conhecimento sobre os benefícios fisiológicos da iluminação em hospitais e em escolas e aplicámos esse conhecimento no espaço de escritórios. Sabemos que a exposição a uma determinada configuração de luz brilhante confortável durante uma hora é capaz de proporcionar um suave estímulo de energia (equivalente a uma chávena de café) e promover a espertina“, acrescenta Jiří Tourek, diretor geral da Philips Lighting na República Checa. “De modo semelhante, outras configurações de luz podem auxiliar no relaxamento ou ajudar os funcionários a acalmarem antes do almoço ou antes de regressarem a casa.

A qualquer altura, uma vez que a iluminação é concebida para complementar os ritmos circadianos naturais dos indivíduos, os funcionários da Innogy podem controlar as configurações da luz, personalizando-a de acordo com as suas necessidades ou tarefas específicas ao utilizar um controlo Dynalite de montagem na parede Philips Antumbra. Este botão de controlo por toque permite o controlo da iluminação e das persianas, permitindo aos funcionários personalizar o seu ambiente imediato para o ajustar às suas preferências.

No seguimento da renovação, 56% dos funcionários verificaram que a iluminação em Limuzská não cansava a vista e também contribuiu para uma melhoria no seu desempenho.

A instalação inclui aproximadamente 150 sensores que detetam a presença humana e desligam as luzes de uma divisão ou área quando estão vazias, poupando eletricidade. Esta combinação entre iluminação LED e controlos de eficiência energética permitiu à Innogy reduzir o consumo de energia utilizada para iluminação em cerca de 50%, quando comparado à anterior iluminação fluorescente.

Publicidade

30% da produção nacional de arroz pode estar em risco

Google Portugal

Google quer ajudar El Corte Inglés, Carrefour e Media Markt a concorrer com a Amazon