Jerónimo Martins
in

Lucros da Jerónimo Martins crescem 79%

No primeiro semestre, os lucros da Jerónimo Martins totalizaram 186 milhões de euros, mais 78,9% que em igual período de 2020.

Já as vendas ascenderam a 9.900 milhões de euros, mais 6,3%.”O nosso desempenho, nestes primeiros seis meses, mostra a força e competitividade dos nossos modelos de negócio em todos os países onde temos operações“, afirma o presidente e administrador delegado da Jerónimo Martins.

 

Portugal

Em Portugal, conforme aponta Pedro Soares dos Santos, o Pingo Doce e o Recheio conseguiram “limitar os efeitos negativos dos contínuos constrangimentos“. Com o aligeiramento das medidas de confinamento, a partir de abril, e um comparativo mais favorável, o Pingo Doce e o Recheio cresceram vendas no segundo trimestre.

Entre janeiro e junho, as vendas do Pingo Doce foram de 1.900 milhões de euros, mais 4,6% (2,8% numa base comparável), enquanto o EBITDA avançou 19,2%, para 112 milhões de euros. “O Pingo Doce está a investir para defender o desempenho face às atuais restrições, mantendo a sua visão estratégica relativamente ao papel capital dos frescos, take away e dos restaurantes na diferenciação e no crescimento da companhia“, sustenta.

Por sua vez, as vendas do Recheio alcançaram os 398 milhões de euros, em linha com o primeiro semestre de 2020. O EBITDA foi de 15 milhões de euros, mais 16,4% do que no período homólogo. “O Recheio prevê uma lenta recuperação do canal Horeca, enquanto explora oportunidades de continuar a crescer no retalho tradicional“, sublinha Pedro Soares dos Santos.

 

Polónia

Na Polónia, a Biedronka cresceu, em moeda local, 9,8% e, numa base comparável, 7,7%. De acordo com o grupo retalhista, o levantamento das restrições impostas no início do ano e a resposta positiva do consumo potenciaram o impacto das campanhas executadas pela insígnia e permitiram-lhe proteger a sua margem EBITDA.

Já a Hebe registou, em moeda local, um crescimento de vendas de 10,4%. Excluindo as farmácias, encerradas em julho de 2020, as vendas aumentaram 23,4%, com um “like for like” de 17,7% (este último incorpora vendas online). As vendas online deram um contributo relevante para o desempenho global da companhia, atingindo, no primeiro semestre, 14% das vendas. A insígnia encontra-se já a testar a entrada em novos mercados através da sua plataforma de e-commerce.

 

Colômbia

A Ara apresentou um bom desempenho ao longo do semestre, atingindo um “like for like” de 12,6% (22,8% no segundo trimestre) e um EBITDA positivo (com IFRS16).

 

 

Hard seltzer garrafa 025 (004)

Coral lança hard seltzer

Freshco 2020

Howard’s Folly lança vinho tinto para se beber refrigerado e que chama atenção para a questão do aquecimento global