Lucro da Europac cresce 68% no1.º semestre

O Conselho de Administração do Grupo Europac aprovou as contas do primeiro semestre do ano, onde se registou um crescimento do resultado líquido de 68,3% face a igual período de 2017, situando-se nos 54,5 milhões de euros.

Num cenário de crescimento das vendas agregadas superior a 13%, os EBITDA consolidado e recorrente aumentaram 41,9% e 67,9%, totalizando 102,3 e 105,6 milhões de euros respetivamente.

Comparando com os primeiros seis meses do exercício anterior, o aumento dos preços de venda do papel e a redução dos preços de compra da matéria-prima levaram a uma subida da margem do EBITDA consolidado de quatro pontos percentuais, ao alcançar os 21,3%. O ROCE chegou aos 26,6%, 10 pontos percentuais acima do valor registado no fecho do exercício de 2017, enquanto o EBIT consolidado foi de 78,0 milhões de euros, um avanço de 78,7% em relação ao primeiro semestre do exercício anterior.

José Miguel Isidro, presidente de Europac, considera que “os bons resultados da primeira metade do exercício respondem ao aumento dos preços de venda do papel num contexto de baixa de preço das matérias-primas, condições de mercado favoráveis que começaram a sentir-se em 2017 e que foram melhorando gradualmente, trimestre a trimestre, e que atualmente se podem considerar estáveis”.

Na Divisão Papel, no primeiro semestre do ano, a procura manteve-se forte, tanto no papel reciclado como no kraftliner com stocks de produto finalizado em níveis semelhantes aos do primeiro semestre de 2017. Esta circunstância provocou uma subida do preço médio de venda de 140 euros por tonelada de papel kraftliner e de 81 euros por tonelada de papel reciclado, por comparação com o primeiro semestre do exercício anterior.

Quanto à matéria-prima do papel, a restrição às exportações para a China representou um aumento da disponibilidade de papel recuperado na Europa, com um stock médio no primeiro semestre 15% superior ao dos primeiros seis meses de 2017 e um preço médio inferior ao de há um ano em 39 euros por tonelada.

Na Divisão Packaging, o volume de produção aumentou 2,6% e as encomendas cresceram 8% para os 219 milhões de euros. Contudo, as subidas reiteradas dos preços do papel continuaram a penalizar as margens do negócio. 

A Europac prosseguiu, também com a redução da dívida líquida, que no fecho do primeiro semestre se situou nos 104 milhões de euros, o que representa um rácio dívida líquida/EBITDA de 0,6 vezes face ao rácio de 1,1 registado no fecho de 2017. De destacar que a partir do segundo semestre a empresa beneficiará da melhoria das condições do seu empréstimo sindicado, assinado este mês de julho, que reduz os juros em 20 pontos base adicionais.

Entre o dividendo por conta distribuído em fevereiro e o dividendo complementar repartido no passado dia 4 de julho, a empresa distribuiu um total de 0,418 euros por ação relativos aos resultados de 2017. No total, são 38,9 milhões de euros, o que supõe um pay-out de 50% e um aumento de 35% em relação ao dividendo do ano anterior.

Ameaças à economia portuguesa são superiores às oportunidades

JD Sports chega a Portimão