in ,

Lucro da Europac aumenta 53% até setembro

Nos primeiros nove meses do ano, o resultado líquido da Europac acumulou um total de 32 milhões de euros face aos 20,9 milhões de euros registados em igual período de 2015, o que representa um aumento de 53,1%.

Num contexto de vendas consolidadas estáveis, o EBITDA somou 89,9 milhões de euros, um avanço de 10,2% face os 81,5 milhões registados há um ano. De destacar a subida da margem de EBITDA em 14,9%, ou seja, 1,4 pontos percentuais acima dos 13,5% do terceiro trimestre de 2015. O EBIT cresceu 18,5% para os 53,9 milhões de euros.

José Miguel Isidro, presidente executivo do Grupo Europac, destaca que os bons resultados da empresa são consequência das reformas estruturais implementadas nos projetos de gestão interna de carácter comercial e operacional. “Conseguimos reduzir a nossa exposição à envolvente e depender mais de nós próprios, o que nos permite oferecer ao mercado e aos nossos acionistas uma maior certeza sobre o cumprimento dos objetivos estratégicos definidos”.

Por negócios, o EBITDA da divisão Packaging alcançou os 15 milhões de euros entre janeiro e setembro, o que representa uma subida de 92,2% face a idêntico período de 2015. A margem subiu 6,1% no terceiro trimestre, muito acima dos 2,4% obtidos no mesmo período de 2015. Estas subidas justificam-se exclusivamente com melhorias na gestão interna e na aposta em projetos que têm maior capacidade de aportar valor acrescentado aos resultados do grupo, como as embalagens com impressão de alta qualidade.

Na divisão Papel, o EBITDA somou 78,1 milhões nos primeiros nove meses do ano, ligeiramente superior aos 77,7 milhões do ano passado. Este leve aumento é especialmente significativo se for levada em conta a variação do preço de venda do papel kraft e o aumento do custo do papel reciclado, ambos compensados pelo crescimento do volume de produção e das melhorias na gestão. Este último fator permitiu que a margem subisse 15,6%, em relação aos 15,1% do mesmo período de 2015.

Fundação Coviran e Microsoft juntas na promoção da inovação

Coca-Cola ganha 28% menos no terceiro trimestre