in ,

L’Oréal Paris irá reduzir a pegada de carbono até 50% em nove anos

L'Oréal Paris

A L’Oréal Paris anunciou o seu programa de sustentabilidade L’Oréal For The Future, Because our Planet is Worth it, iniciando um conjunto de ambições para 2030. Assim, abraça a missão de reduzir a pegada de carbono em 50% por produto final.

O grupo confirmou que também vai contribuir com 10 milhões de euros para projetos ambientais, cujos beneficiários são comunidades de mulheres de diferentes partes do globo. “É agora a hora de acelerar a inovação sustentável, de fazer a mudança para uma economia circular e de reduzir o impacto dos nossos produtos”, diz Delphine Viguier-Hovasse, presidente global da marca L’Oréal Paris. “Não estamos a começar do zero. Entre 2005 e 2020, as nossas fábricas e centros de distribuição já reduziram as emissões de CO2 em 82%, o consumo de água em 44% e o desenvolvimento de resíduos em 35%. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas permaneceremos firmes na nossa determinação de fazer a diferença e de dar o nosso contributo nesta corrida contra as alterações climáticas. Como marca de beleza número um do mundo, temos o dever de mudar os códigos de beleza para adotar uma abordagem mais sustentável e capacitar os nossos consumidores para um consumo responsável”.

 

Reduzir o tamanho dos produtos

A marca está a trabalhar para reduzir o peso das embalagens. Por exemplo, foi reduzida a quantidade de alumínio utilizado em L’Oréal Paris Men Expert Carbon Protect, contendo menos 5,1 gramas por embalagem, o que representa uma poupança de 135 toneladas de alumínio todos os anos.

A L’Oréal Paris reduziu também o vidro nas embalagens de Revitalift até 11 gramas por frasco, economizando 434 toneladas de vidro anualmente. Para além destas mudanças, o peso das caixas e instruções para as múltiplas variedades de coloração também foram reduzidas, representando uma poupança de papel ano após ano.

Até 2030, a marca reduzirá em 20% a quantidade de embalagens. Esta poupança de materiais representa uma otimização significativa de peso e espaço no transporte, contribuindo para a redução das emissões de carbono durante o seu transporte.

 

Utilizar plástico 100% reciclado

A L’Oréal Paris está a trabalhar na aceleração da mudança para uma economia circular, onde os materiais utilizados são o mais duradouros possível, com a otimização das embalagens recicláveis, esforçando-se para conservar recursos e prevenir a poluição com plástico. Isto inclui utilizar mais material reciclado nas embalagens, com o objetivo de atingir 100% de plástico reciclado ou de base biológica, até 2030 (ou 0 plástico virgem).

Desde 2020 que a gama de cuidado de cabelo de L’Oréal Paris, Elviv, tem vindo a fazer uma grande transformação, ao optar por PET (tereftalato de polietileno) 100% reciclado para frascos de champô e condicionador na Europa.

Para encontrar alternativas a embalagens de uso único e propor sistemas de recarga ou reutilização, envolvendo os consumidores, a L’Oréal Paris irá juntar-se à iniciativa LOOP e participar num projeto para testar novos tipos de embalagens, com maior durabilidade. A nova embalagem de champô e condicionador será feita de alumínio e planeia-se que possa ser feito o seu reabastecimento.

 

Fórmulas melhoradas

Para reduzir o impacto ambiental, a marca está a aprimorar a biodegradabilidade das suas fórmulas e a reduzir a pegada de água. Entre os produtos lançados em 2019, Elvive Full Resist Power Mask e Men Expert Barber Club Creme de Barba apresentam níveis de biodegradabilidade superiores a 94% (97% e 94%, respetivamente).

Além disso, para apelar a uma utilização mais consciente de água (que representa 50% da pegada de CO2 da marca, ligada à utilização de água quente para enxaguamento dos produtos) e ajudar a reduzir o tempo necessário no banho, a marca também desenvolve fórmulas que precisam de menor passagem de água (por exemplo, More Than Shampoo), bem como novas rotinas de beleza que exigem menos etapas de lavagem (produtos dois-em-um ou tratamentos capilares sem necessidade de passar água, como a gama Dream Long Hair Management).

 

Produzir de forma sustentável

Hoje, os produtos de L’Oréal Paris são feitos em 26 fábricas em todo o mundo. 11 delas já são neutras em carbono (utilizando energia 100% renovável, sem compensação) e as restantes atingirão essa meta em 2025.

Milka comemora 120 anos com tablete de edição limitada

P&G

Higiene impulsiona vendas da P&G