in

L’Oréal cria a primeira licenciatura em Cabeleireiro e Empreendedorismo

A L’Oréal anunciou a abertura do Real Campus, by L’Oréal, em Paris, a primeira escola a disponibilizar uma licenciatura em Cabeleireiro e Empreendedorismo.

O curso está a receber fundos da região de Île-de-France, como parte do Plano de Investimento de Competências Regional. Esta iniciativa vai ajudar a criar a nova geração de profissionais de cabeleireiro e a atender às necessidades de um sector em grandes mudanças.

Em França, existem cerca de 10 mil oportunidades de emprego, numa indústria a sofrer da falta de profissionais qualificados que respondam às necessidades dos consumidores. A licenciatura em Cabeleireiro e Empreendedorismo visa tornar a profissão mais apelativa aos jovens talentos. Irá oferecer uma educação adaptada às novas realidades da indústria, alargando e diversificando as competências dos cabeleireiros, de modo a aumentar a empregabilidade do segundo maior sector artesanal de França. “Ao oferecer uma licenciatura que, pela primeira vez, combina cabeleireiro e empreendedorismo, queremos criar um curso de elevada qualidade e oferecer aos talentosos jovens cabeleireiros do futuro as ferramentas que vão precisar para inovar e reinventar a experiência do consumidor. Para nós, é um tema social: queremos promover esta profissão de beleza, ajudar os jovens no mercado de trabalho e encorajar o empreendedorismo”, afirma  Nathalie Roos, presidente da divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal.

Nesta nova escola, os estudantes vão receber formação técnica de cabeleireiro, assim como em gestão, serviço ao cliente e digital. O curso foi desenvolvido em colaboração com o estúdio de inovação Schoolab e irá oferecer aos estudantes a oportunidade de trabalhar em projetos concretos focados na experiência do consumidor.

O curso está aberto a candidatos com uma qualificação profissional de cabeleireiro, assim como a candidatos com uma licenciatura, curso profissional ou àqueles que procuram uma nova carreira. Para os candidatos sem experiência prévia, um curso intensivo de quatro semanas (o Hairdressing Bootcamp) vai dar-lhes o nível técnico necessário para se juntarem à escola.

A aula-piloto decorreu, no dia 6 de janeiro, com 20 alunos, mas o Real Campus, by L’Oréal irá ter 150 estudantes por ano. Os estudantes vão ter um contrato de estágio, juntando trabalho teórico com formação prática. Os alunos irão passar os primeiros três meses do ano na escola e nove num salão.

Localizadas no número 98 da Rua Didot ,em Paris, as instalações do Real Campus, by L’Oréal têm vista sob um jardim interior e foram concebidas para facilitar discussões, trabalho prático e um espírito de comunidade. Paredes “instagramáveis” vão permitir aos estudantes comunicar através de redes sociais. Um salão de cabeleireiro dentro da escola vai dar a oportunidade aos alunos de aprenderem sobre a experiência do consumidor com clientes reais.

APED, APIAM e PROBEB lançam projeto para devolução de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis

STEF regista um volume de negócios de 3.441 milhões de euros em 2019