in

L’Oréal considerada como uma das empresas mais éticas do mundo pela 9.ª vez

A L’Oréal foi reconhecida pelo Instituto Ethisphere como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo de 2018.

A empresa foi homenageada pela nona vez, sendo também uma de apenas três na indústria da saúde e da beleza a privilegiar as melhores práticas empresariais éticas. “O valor de uma empresa não se mede exclusivamente pelo seu desempenho económico. Porque a L’Oréal sempre se empenhou em ser uma empresa responsável e de valores, colocámos a ética no centro da nossa estratégia e práticas diárias. É esta abordagem que é reconhecida atualmente pelo Ethisphere, o que é para todos nós um motivo de orgulho”, refere Jean-Paul Agon, presidente e CEO da L’Oréal.

Em 2018, foram homenageadas 135 empresas, distribuídas por 24 países e 57 indústrias. O grupo deste ano possui níveis recorde de envolvimento com os seus acionistas e comunidades em todo o mundo. Avaliação e melhoria de cultura, liderança autêntica e compromisso de transparência, diversidade e inclusão, todos estes aspetos mostraram ser prioridades para os homenageados. “Enquanto o discurso em todo o mundo se alterava profundamente em 2017, uma voz mais forte fazia-se ouvir. As empresas mundiais que operam sobre uma lei comum são, neste momento, a força mais poderosa da sociedade para melhorar a condição humana. Este ano, observámos cada vez mais empresas a encontrar a sua voz. Em particular, o ‘World’s Most Ethical Companies’ continuou a demonstrar uma liderança exemplar”, explica o CEO do Instituto Ethisphere, Timothy Erblich.

A edição de 2018 do “World’s Most Ethical Companies” comprovou que trabalhar com integridade conduz a um melhor desempenho económico. De acordo com o Ethisphere, as empresas indexadas que fizeram parte da lista tiveram um desempenho superior ao Grande Índice de Capitalização dos Estados Unidos, nomeadamente em 10,72% num período de cinco anos, e em 4,88%, num período de três anos. O Ethisphere refere-se a isto como Ethics Premium.

A avaliação baseia-se no Quociente de Ética do Instituto Ethisphere, que oferece uma forma de avaliação quantitativa do desempenho de uma empresa, de forma objetiva, consistente e padronizada. A informação reunida proporciona uma amostra abrangente de critérios definitivos de competências nucleares em detrimento de todos os aspetos de governação empresarial, risco, sustentabilidade, conformidade e ética. As classificações são atribuídas em cinco categorias centrais: programa de conformidade e ética (35%), cidadania empresarial e responsabilidade (20%), cultura e ética (20%), governação (15%) e liderança, inovação e reputação (10%).

Executivos otimistas, mas inseguros com preparação das suas organizações para a Indústria 4.0

IKEA convida clientes a adotar um animal