A Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) promove, em conjunto com o Grupo Ageas Portugal, o DEI Summit – a 1.ª Grande Conferência Nacional para a Diversidade, Equidade e Inclusão.
Esta iniciativa, que vai decorrer nos próximos dias 18 e 19 de novembro no Grande Auditório do ISCTE, em Lisboa, tem como objetivo promover a literacia para os Direitos Humanos, reconhecer a importância da criação de um espaço de partilha e de aprendizagem coletiva, bem como potenciar o lugar de fala para as vozes mais ativas em mudanças sociais positivas em Portugal.
Para Paula Carneiro, presidente da APPDI, o DEI Summit “é uma oportunidade única e inédita em Portugal. É a primeira vez que um grupo tão diverso de organizações e pessoas se juntam para que, numa discussão aberta, profunda e dinâmica, reflitam sobre um tema incontornável e vital para o sucesso de qualquer projeto. As organizações diversas e inclusivas tomam melhores decisões”.
Para Luís Menezes, CEO do Grupo Ageas Portugal, “embarcar com a APPDI nesta viagem, cofundando esta iniciativa, e levando a cabo a organização da 1.ª Grande Conferência Nacional para a Diversidade, Equidade e Inclusão está alinhado com aquilo que defendemos no Grupo Ageas Portugal – os Direitos Humanos e o respeito pela diversidade estão presentes todos os dias na nossa atuação”.
DEI Summit
Com este propósito, o DEI Summit vai contar com mais de 45 pessoas oradoras, entre as quais vão estar presentes decisores políticos, dirigentes da administração pública, representantes da academia, sociedade civil e setor empresarial.
As 16 horas de reflexão vão incluir painéis de debate que, no âmbito do universo da diversidade, equidade e inclusão, vão abordar: a integração no mercado de trabalho; práticas organizacionais inclusivas; o pilar social e o impacto das políticas públicas no combate às desigualdades históricas e sociais; e, ainda, a importância dos meios de comunicação tradicionais e do digital. Todos os momentos de discussão incluem espaço para a interação com a plateia e para o qual são esperadas partilhas, perguntas e respostas.
Este exercício nacional de cidadania, para o qual todas as pessoas estão convocadas, é gratuito e inclusivo com a disponibilização de tradução em língua gestual portuguesa, legendagem em direto, sala de silêncio e, ainda, com a possibilidade de ser acompanhado em português e inglês.
As inscrições para participar no DEI Summit estão abertas e qualquer pessoa pode garantir o seu lugar aqui.