Oiça este artigo aqui:
A Linde Material Handling apresentou, na semana passada, em Aschaffenburg (Alemanha), o seu novo robot para picking automático em armazém. Como refere a marca, o Linde Robotic Case Picker (RoCaP) é um veículo robótico concebido para automatizar o picking de embalagens pesadas e operar lado a lado com operadores humanos em operações reais de armazém.
A par disso a marca abordou as soluções de automação flexível, o papel da inteligência artificial na intralogística e as estratégias que permitem às empresas aumentar a produtividade e responder à crescente escassez de mão de obra especializada. Na opinião da Linde MH, a automação está hoje mais acessível graças à redução de custos, menor tempo de integração e maior facilidade de utilização dos sistemas.
“A introdução do Linde RoCaP demonstra como a automação inteligente está a evoluir para responder aos desafios reais das empresas. O Linde RoCaP mostra que já é possível aplicar robótica avançada em tarefas exigentes como o picking de cargas pesadas, de forma segura e integrada. Este é exatamente o tipo de solução que permitirá às empresas nacionais aumentar eficiência e reduzir o esforço físico dos operadores”, explicou Ângelo Correia, Country Manager do KION Group em Portugal.
O robot apresentado foi desenvolvido em parceria com a cadeia de retalho europeia ROSSMANN e, segundo a Linde MH representa uma evolução marcante no picking automatizado. Baseado no empilhador automatizado Linde L-MATIC HD k, o veículo integra um braço robótico de quatro eixos capaz de identificar embalagens, agarrá-las através de um sistema avançado de vácuo e colocá-las diretamente no contentor ou roll container de destino. O sistema utiliza câmaras 3D e processamento inteligente de imagem com tecnologia NVIDIA para reconhecer o ambiente e selecionar cada item com precisão.
A adaptação do equipamento ao caso específico da ROSSMANN permitiu automatizar tarefas que exigiam esforço físico elevado, nomeadamente, o manuseamento de volumes até 25 kg, reduzindo a carga sobre os operadores e aumentando a segurança no local de trabalho. Além disso, o RoCaP integra-se facilmente em ambientes de “brownfield”, onde coexistem operações manuais e automáticas, graças à sua arquitetura modular, navegação robusta e sistemas de segurança que permitem operar perto de pessoas.
Siga-nos no:




