Oiça este artigo aqui:
A Linde Material Handling acaba de apresentar uma nova geração de empilhadores industriais automatizados, desenvolvida para reduzir os tempos de implementação, aumentar a produtividade e otimizar custos em diversos ambientes logísticos.
A ampliação da gama integra-se na visão estratégica da Linde MH para o mercado português, onde a automação e a digitalização se afirmam como prioridades crescentes em sectores como o retalho, a indústria alimentar, a logística farmacêutica ou o e-commerce.
“Com o lançamento desta nova geração de empilhadores automatizados, reforçamos o compromisso da Linde Material Handling em apoiar a indústria portuguesa na transição para operações logísticas mais inteligentes, eficientes e sustentáveis. Portugal é um mercado dinâmico, com empresas cada vez mais focadas na produtividade e na inovação e queremos ser o parceiro de referência nessa jornada, com soluções adaptadas à realidade local”, sublinha Ângelo Correia, country manager do KION Group em Portugal.
Inovação para todos os corredores
O grande destaque vai para o K-MATIC k, empilhador automatizado desenhado para operar em corredores muito estreitos (VNA), maximizando a capacidade de armazenamento vertical e assegurando a movimentação precisa de paletes completas em prateleiras altas. Com uma capacidade de carga de 1,5 toneladas e altura de elevação até 14,5 metros, o modelo liberta os operadores de tarefas repetitivas, permitindo-lhes focar em funções de maior valor acrescentado.
A nova geração integra ainda o R-MATIC k, empilhador retrátil ideal para corredores largos, disponível em versões até 2,3 toneladas e com elevação até 10 metros. A modularidade dos mastros garante flexibilidade e adaptação às necessidades de cada armazém.
Já o L-MATIC AC k é uma solução de transporte horizontal entre zonas de receção e armazenagem. O seu formato contrabalançado e os garfos em consola conferem versatilidade, mesmo em espaços limitados.
Todos os equipamentos foram concebidos com foco na evolução tecnológica e acessibilidade, sendo energeticamente eficientes, fáceis de programar e preparados para futuras expansões. Estão equipados com navegação por refletores, sensores de posicionamento, garfos inteligentes e são compatíveis com baterias de chumbo-ácido ou lítio-íon, com carregamento manual ou automático.
Segurança e gestão integradas
Em matéria de segurança, os empilhadores estão equipados com scanners de 360 graus, botões de emergência, sinais luminosos e acústicos, laser de cortina 2D e sistemas visuais BlueSpot e Red Warning Lines, com possibilidade de integração com o sistema Linde Safety Guard.
A gestão centralizada e a manutenção preditiva são asseguradas pelas plataformas Linde MATIC:move e MATIC:move+, que garantem integração com sistemas WMS e ERP e permitem o controlo em tempo real de toda a operação.
Para uma convivência fluida entre equipamentos manuais e automatizados, a Linde disponibiliza o Warehouse Manager, ferramenta que permite gerir diferentes tipologias de veículos numa única infraestrutura digital.
“A nossa proximidade com os clientes é essencial para o sucesso de cada projeto. Apoiamos todas as fases, desde a conceção e definição de KPIs, passando pela simulação com gémeo digital, até ao pós-venda. É esse acompanhamento que assegura uma implementação rápida, processos normalizados e retorno efetivo do investimento”, conclui Pascal Kuster, formador da Linde MH.



