in , ,

Lidl retira alimentar da sua oferta online

O Lidl deixou de incluir produtos alimentares na sua oferta online na Alemanha. Desta categoria, apenas os vinhos estão disponíveis.

De acordo com o Planet Retail, até à semana passada, ainda era possível comprar produtos alimentares em Lidl.de como parte de um serviço de subscrição de caixas de refeições. Esta oferta não está mais disponível. 

Após a saída de Sven Seidel, em fevereiro passado, a estratégia de comércio eletrónico do Lidl tem vindo a ser transformada e sofreu um recuo na oferta de alimentos. Desde então, o Lidl lançou a sua oferta online exclusivamente não alimentar na República Checa, seguindo empreendimentos semelhantes na Alemanha, Bélgica e Holanda.

Não obstante, têm vindo a ser tomadas algumas decisões distintas, embora com efeito limitado. Foi o caso da oferta online de vinho na Polónia e o teste com os cacifos para recolha das compras na Bélgica, além de um teste de entrega de mercearia com a Shipt nos Estados Unidos da América.

O Planet Retail acredita contudo que, mais do que sinalizar uma derrota do comércio eletrónico no alimentar, esta decisão sugere uma estratégia de longo prazo. “Acreditamos que não existe qualquer certeza quanto à direção online futura do Lidl. Com um novo responsável em funções, a insígnia está a desenvolver as suas operações de comércio eletrónico assentes no sortido geral. Irá refinar as suas operações de abastecimento, melhorar o seu modelo económico e ganhar escala em novos mercados sem a complexidade que o alimentar acrescenta“.

Além disso, na Alemanha, a perceção do consumidor quanto ao online ainda precisa de mudar. “O modelo do discount assenta nas lojas físicas e, atualmente, o Lidl não irá tentar convencer o consumidor a comprar mercearia online. Ao ser um seguidor em vez de um líder no que ao comércio eletrónico diz respeito, o Lidl irá permitir que a Amazon e outros operadores desbravem o caminho nestes difíceis anos iniciais. Quando chegar a altura certa, o Lild irá recuperar a sua oferta alimentar online, mas apenas se for operacionalmente mais capaz e economicamente mais viável. Como segurança, a insígnia ‘irmã’ Kaufland continua a afinar a sua oferta online, a partir da qual o Lidl pode aprender“, diz o Planet Retail. 

Entretanto, o Lidl continua a testar e a desenvolver novos conceitos em vários mercados. Os já referidos cacifos na Bélgica e parceria com a Shipt no mercado norte-americano, assim como o novo centro de abastecimento para as vendas online na Holanda e a presença nas plataformas Tmall e JD.com parecem indicar que o comércio eletrónico faz, de facto, parte dos planos no futuro.

Spar cria aliança para entrar num novo mercado

cacifo

Cacifos automáticos dos CTT vão passar a “entregar” encomendas