in ,

Lidl Portugal e Portugal Fresh duplicam exportação de pera rocha para a Alemanha

A Lidl Portugal e a Portugal Fresh anunciaram que, em menos de dois anos, o volume de exportação da pera rocha duplicou, atingindo-se as 7.5 mil toneladas, parte da campanha conjunta de exportação da fruta.

Os resultados foram divulgados numa cerimónia que decorreu na inauguração da nova loja Lidl de Sacavém, e que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Estes resultados são consequência de um esforço conjunto do Lidl Portugal e da Portugal Fresh em dar a conhecer a pera rocha, um produto genuinamente português, aos consumidores internacionais, tendo sido levada a cabo uma negociação com 15 organizações de produtores que abriu oportunidade a 1000 agricultores capacitados para o desafio”, explicam em comunicado.

As 7.5 mil toneladas de pera rocha exportada para a Alemanha na campanha de 2014-2015 equivalem a 54 milhões de unidades de pera rocha, e fazem com que chegue, em média, uma pera rocha a cada lar alemão (40 milhões de lares em 2014).

Na ocasião, o Ministro Capoulas Santos revelou satisfação com os resultados obtidos e elogiou a dinâmica do sector, reforçando que o aumento do peso relativo das exportações, com ênfase no mercado das frutas e legumes, é uma das prioridades do Executivo. “Celebramos hoje um importante contributo para a sustentabilidade do setor hortofrutícula nacional e para o crescimento das exportações no agro-alimentar“.

Segundo Pedro Monteiro, Diretor-geral de Compras Lidl Portugal “O Lidl Portugal tem um papel relevante no acesso dos produtores nacionais a mercados externos, possível através do nosso universo de lojas. No caso da pera rocha, o nosso produto chegou e conquistou os consumidores alemães, permitindo duplicar as quantidades exportadas face à primeira campanha. Agora é essencial consolidarmos esta preferência pelo produto nacional”. E adianta ainda que o compromisso do Lidl Portugal é com o país, mas também com o consumidor. “Temos um compromisso de frescura com o consumidor e por isso privilegiamos o que é nacional, minimizando-se o tempo entre a colheita e a venda. 70% do volume de vendas de frutas e legumes correspondem a produtos nacionais”.

Para Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh, Associação para a promoção do setor das frutas , legume e das flores, “A Lidl Portugal tem desenvolvido um trabalho notável de parceria que muito tem contribuído para que os hortofrutícolas portugueses atinjam resultados record no mercado internacional, sendo simultaneamente uma porta de entrada para os produtos portugueses em 27 mercados“.

Nos últimos dois anos, o Lidl Portugal exportou cerca de 12 mil toneladas de Pera Rocha para cinco mercados, entre eles Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Irlanda.

Outras frutas como a melancia, o melão branco, as framboesas e as amoras, estão também a ganhar cada vez mais peso na balança de exportações da rede de supermercados e o sector dos vinhos está também em crescimento. O Lidl Portugal prevê exportar este ano cerca de oito milhões de garrafas de vinho português para 14 mercados, correspondendo a mais do dobro dos resultados obtidos em 2015.

Publicidade

Nestlé compra restantes ações da Osem

Loja Makro celebra 26 anos em Alfragide