in

Lidl e GLOBALG.A.P. desenvolvem nova norma de certificação para proteger a biodiversidade

O Lidl, em conjunto com a GLOBALG.A.P. e outros parceiros, desenvolveram uma nova norma de certificação que tem como objetivo proteger a biodiversidade no cultivo de frutas e legumes.

A nova norma de certificação Add-On BioDiversity envolve a identificação de matérias-primas cujo cultivo está associado a riscos elevados para a biodiversidade, tendo, inclusive, sido desenvolvida uma ferramenta especificamente para esta finalidade. Através desta parceria, serão auditados mais de 250 produtores de diferentes países, numa primeira fase, sendo que, posteriormente, será alargada a certificação a todos os produtores europeus de frutas e legumes do Lidl.

Auditorias

Os critérios destas auditorias incluem o plano de ação para a diversidade de cada produtor, acesso a formação, partilha de conhecimento e aconselhamento específico, potenciais sinergias, gestão integrada de pesticidas, planos de gestão de solos e nutrientes ou a gestão de águas residuais e proteção de fontes de água, entre outros.

Desta nova norma poderão não só beneficiar os parceiros do Lidl, mas todo o mercado, uma vez que o Add-On BioDiversity estará disponível para todos os que queiram ajudar a preservar e promover a biodiversidade na produção de frutas e legumes.

Segundo Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal, “a inclusão da primeira certificação de biodiversidade, na produção convencional de frutas e legumes, a nível europeu, demonstra o quanto esta iniciativa e parceria são importantes. Com esta nova norma conseguimos estabelecer requisitos mínimos para a biodiversidade em todo o sector. Este é um momento simbólico na nossa ambição de liderar a mudança na indústria, dando resposta a um dos maiores desafios dos nossos tempos: a conservação da biodiversidade”.

 

GLOBALG.A.P.

A GLOBALG.A.P. é uma referência internacionalmente reconhecida em termos de certificação para a produção agrícola, que resulta de anos de investigação intensiva e da colaboração com peritos da indústria, produtores e retalhistas em todo o mundo. Todos os produtores nacionais de frutas e legumes do Lidl são certificados em GLOBALG.A.P, desde 2016, e os produtores de flores e plantas com origem em Portugal são certificados desde 2019. Para além disso, o Lidl tem igualmente implementado o módulo GRASP, que avalia as condições de trabalho de quem trabalha nas produções dos nossos fornecedores.

APROVESA

Produtores de vinho do Alentejo criam associação em defesa do sector

Beiersdorf

Vendas da Beiersdorf crescem acima das expectativas