in ,

Lidl ajudou a exportar 18,2 mil toneladas de frutas e legumes

Os resultados da campanha de exportação do Lidl Portugal, em parceria com a Portugal Fresh, no ano de 2020, reafirmam o apoio aos produtores nacionais: de março de 2020 a fevereiro de 2021, foram exportadas 18 mil e 200 toneladas de frutas e legumes nacionais.

Um volume que corresponde a 1.064 camiões que sairiam de Portugal com destino a oito países europeus (Alemanha, Irlanda, França, Espanha, Reino Unido, Polónia, Bélgica e Suíça).

Para Bruno Pereira, administrador de Compras do Lidl Portugal, “os bons resultados da campanha deste ano, em conjunto com a Portugal Fresh, de quem somos parceiros, desde 2014, são o reflexo do compromisso do Lidl com os produtores nacionais. Num ano particularmente complicado para todos, fizemos questão de manter a via da exportação, tendo alargado o portfólio de produtos exportados e ajudando ainda mais os nossos parceiros. É para nós um orgulho poder levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes”.

 

390 produtores

Num ano particularmente difícil, em que o apoio aos produtores nacionais se revelou ainda mais urgente, o Lidl Portugal “esteve sempre consciente da importância dos seus compromissos perante um contexto adverso“, tendo mantido a via da exportação e ajudando a que 390 produtores, que empregam cerca de 6.800 colaboradores, pudessem manter os seus canais de fornecimento, ao mesmo tempo que impulsionou a produção nacional para os vários mercados onde tem presença.

Em termos de variedade, no ano de 2020, o Lidl ajudou a exportar mais de uma dezena de diferentes frutas e legumes, entre os quais pera rocha, melão, frutos vermelhos, melancia, nectarinas, castanhas, couve-coração, abóbora manteiga e cenouras bio, tendo duplicado a diversidade de produtos exportados, em apenas dois anos.

2020 foi igualmente o ano em que o retalhista iniciou a exportação de citrinos certificados IGP, levando 1.300 toneladas de laranjas e limões do Algarve para a Alemanha, com a laranja a representar mais de 90% desta exportação.

O Lidl Portugal é responsável pela compra de mais de 70% deste tipo de produtos, sendo um dos maiores compradores de citrinos do Algarve IGP, para o mercado nacional e internacional.

Ainda referente aos resultados do ano passado, a pera rocha continuou a ser o produto estrela de exportação, com cerca de 9.600 toneladas exportadas, das quais quase 5.800 para o mercado alemão. E já no ano de 2021, com o desígnio de continuar a mostrar o que de melhor se produz em Portugal, o Lidl alargou o seu portfólio e iniciou a exportação de pêssego para a Alemanha. Esta fruta está, atualmente, a chegar a 922 lojas, representando cerca de 29% de lojas na Alemanha.

 

Portugal Fresh

Para Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, “o trabalho de promoção que tem sido desenvolvido, nos últimos dez anos, pela Portugal Fresh e a parceria que firmámos com o Lidl foram cruciais para garantir a comercialização da produção nacional num contexto muito difícil. Na última década, o valor das exportações do sector das frutas, legumes e flores duplicou e, em 2020, conseguimos aumentar em 4,4% as vendas para os mercados internacionais atingindo, pela primeira vez, os 1.683 milhões de euros. Os bons resultados são um claro sinal, não só do reconhecimento e valorização dos produtos portugueses nos mercados externos, mas também da enorme resiliência e profissionalismo dos produtores portugueses. Acreditamos que o reforço desta importante parceria com o Lidl irá ajudar o sector a chegar cada vez mais longe e a mostrar ao mundo a indiscutível qualidade dos nossos produtos”, conclui.

Publicidade

IKEA

IKEA inaugura ponto de recolha no Algarve

relações pessoais

Portugueses passam mais tempo conectados do que a dormir