A Nestlé anunciou a nomeação de Laurent Freixe, atualmente vice-presidente executivo e CEO da zona América Latina (LATAM), como novo CEO da Nestlé, que assumirá funções a 1 de setembro. Freixe foi também nomeado como candidato a integrar o Conselho de Administração na Assembleia Geral de 2025.
Esta nomeação surge na sequência da decisão de Mark Schneider, CEO da Nestlé nos últimos oito anos, de abandonar o cargo de CEO e de membro do Conselho de Administração. Durante o seu mandato, Schneider foi “fundamental para a transformação da empresa, centrando-se em categorias de elevado crescimento, como o café, os produtos para animais de estimação e a saúde nutricional“, afirma a Nestlé.
Laurent Freixe
Laurent Freixe tem uma carreira de mais de três décadas na Nestlé, tendo iniciado a sua atividade em França, em 1986. Desde então, tem vindo a ocupar cargos de crescente responsabilidade em diferentes mercados e regiões, incluindo a Europa e as Américas.
Na sua função de CEO da Zona Europa, conduziu a região durante a crise económica de 2008 a 2014 e, mais tarde, como CEO da Zona Américas, “impulsionou o crescimento da empresa“. Em 2022, com a reestruturação da Nestlé, Freixe assumiu o cargo de CEO da Zona da América Latina, “liderando com sucesso apear de condições desafiadoras“.
Membro do Conselho Executivo da Nestlé há 16 anos, Freixe tem desempenhado “um papel fundamental na direção estratégica da empresa e no reforço do seu portfólio. O seu profundo conhecimento da cultura e dos valores da Nestlé permitiu-lhe liderar iniciativas globais destinadas a melhorar a produtividade e a eficiência operacional e a promover a inovação“.
Além disso, tem apoiado ativamente o desenvolvimento de líderes e jovens talentos através de programas de liderança e da iniciativa Nestlé Needs YOUth, centrada na promoção do emprego dos jovens.