in

Lancôme recorre às ciências verdes para moldar o futuro da beleza

Lancôme

A marca Lancôme está empenhada na redução do seu impacto ambiental, através da utilização de recursos renováveis e da sua transformação sustentável. Agora, a natureza potenciada pela tecnologia – ou ciências verdes – está no centro das atividades da marca. Trata-se de uma transformação profunda do portfólio de matérias-primas e ingredientes ativos.

Para Lancôme, a natureza é uma fonte de inspiração para a pesquisa e desenvolvimento, atingindo dois objetivos: explorar as novas fronteiras da descoberta científica, para atingir uma nova e melhorada eficácia dos seus produtos, e criar uma beleza que respeita o planeta, ao longo de todo o ciclo de vida do produto, desde o fornecimento sustentável de matérias-primas até à composição das fórmulas, respeitando a biodiversidade, os recursos naturais e os ecossistemas aquáticos.

 

Lancôme Skincare

A Lancôme estruturou a sua revolução das Ciências Verdes em quatro áreas de conhecimento complementares: cultivo sustentável, biotecnologia, química verde e extração verde. Estas áreas estão a moldar todos os aspetos dos processos de criação e desenvolvimento da marca e são centrais para a conceção dos produtos Lancôme.

O cultivo sustentável fornece organismos vivos inovadores, como plantas, leveduras e bactérias, ao mesmo tempo que preserva a biodiversidade, gere os recursos hídricos, preserva a qualidade do solo, limita a pegada de ocupação do solo e reduz as emissões de carbono, utilizando as melhores práticas e tecnologias de cultivo. Para a Lancôme, as rosas cultivadas no sul de França, no Domaine de la Rose em Grasse e no Plateau de Valensole, utilizam métodos de cultivo sustentáveis.

A biotecnologia consiste na utilização de células vivas, como plantas ou bactérias, como microfábricas para criar novos ingredientes. É deste modo que são produzidos ingredientes como o ácido hialurónico e as frações probióticas da gama Advanced Génifique.

A química verde é a transformação de ingredientes naturais através de um número limitado de processos, utilizando solventes com um impacto mínimo no ambiente. Isto significa que as moléculas biodegradáveis e biocompatíveis podem ser desenvolvidas com menor impacto no ambiente e menos energia do que a química convencional. O Pro-Xylane utilizado em Absolue Soft Cream e o ácido ferúlico infundido em Rénergie H.C.F. Triple Serum são obtidos através deste método de transformação verde.

A extração verde permite a extração direta das moléculas mais ativas das plantas sem recorrer a processos químicos. Os processos de ecoextração permitem extrair moléculas que se encontram presas em partes da planta e que são, normalmente, difíceis de aceder. Os ingredientes ativos, como os peptídeos que se encontram na fórmula de Rénergie H.P.N. 300-Peptide Cream, o PHA e o extrato de botão de faia encontrados nos produtos Clarifique e o extrato de pau-rosa de Absolue The Serum, são todos produzidos por extração verde.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Pingo Doce PLMA 23

Pingo Doce distinguido no Prémio PLMA Salute to Excellence 2023

Ronaldo Ursu

Cristiano Ronaldo lança marca de água