in

Lançado o primeiro fundo de investimento em whisky

O primeiro fundo de investimento em whisky do mundo, o The Single Malt Fund, foi lançado na Suécia pelo empresário Christian Svantesson.

Conforme relatado pela Fortune, ao contrário de fundos similares, que investem em empresas de whisky como Jack Daniels e Johnnie Walker, o The Single Malt Fund investe na bebida em si. O modelo de negócios significa que os investidores têm a oportunidade de possuir uma pequena parte de uma grande coleção de uísques raros e de edição limitada.

Os whiskies do fundo serão selecionados por cinco gerentes de portfólio com relacionamentos próximos com as principais destilarias. Além de investir no fundo, os fãs de whisky também terão a oportunidade de comprar garrafas individuais do inventário online do fundo. “É essencialmente um fundo de ‘commodities’, mas em vez de ouro, compramos ouro líquido“, afirma Christian  Svantesson à Business Insider. “Através do fundo, os consumidores podem investir e economizar dinheiro de forma regulada, no que para muitos deles é a sua maior paixão: single malt“, acrescenta.

Com os preços de whiskies antigos e raros em ascensão, particularmente os da Escócia e do Japão, a bebida está a tornar-se num investimento cada vez mais atraente. De acordo com a Fortune, na última década, o retorno de whiskies raros foi de cerca de 25% e os 100 whiskies mais valiosos do mundo aumentaram 447% em valor desde 2010.

O Single Malt Fund, que será cotado no Nordic Growth Market, em março, e liquidará após seis anos, tem uma taxa de retorno alvo de 10%.

Auchan estreia nova assinatura de marca

Meu Super investe no distrito de Lisboa