A Kranemann Wine Estates abriu, oficialmente, para o enoturismo a Quinta do Convento de São Pedro das Águas, propriedade duriense localizada em Távora, concelho de Tabuaço, e cujas raízes remontam ao século XII.
O novo programa de visitas inclui seis experiências com menus de prova distintos, incluindo uma opção “Masterclass” com a enóloga Susete Melo.
A Quinta do Convento de São Pedro das Águias foi adquirida, em 2018, pelo enófilo Christoph Kranemann, cirurgião alemão radicado no Canadá que, na sequência do casamento com a portuguesa Dina Kranemann, descobriu Portugal, os vinhos nacionais e, mais tarde, esta quinta no Vale do Távora. “Existe sítio mais perfeito do que este? As vinhas, o rio, toda esta paisagem fantástica… A arquitetura… Tenho raízes alemãs e sempre me interessei muito por arquitetura e história. Então, este convento do século XII, com estes claustros e toda esta memória, é uma espécie de sítio perfeito, que reúne aquilo de que mais gosto. É um sítio mágico”, afirma Christoph Kranemann.
Produção de vinho
O projeto vitivinícola arrancou imediatamente, em 2018, com a enologia a cargo de Maria Susete Melo e Diogo Lopes, trazendo ao mercado vinhos DOC Douro e Porto diferenciadores, bem como um azeite, produtos marcados pelo terroir de altitude onde surge a propriedade.
A produção de vinho esteve sempre presente, desde o século XII, quando os monges da Ordem de Císter se estabeleceram, introduziram a prática agrícola e as bases do convento que hoje existe. E é este mesmo convento, um miradouro que se ergue perante o vale, conhecido pelos seus claustros e antiga capela, que acolhe as experiências de enoturismo agora disponíveis.