A marca dinamarquesa JYSK acaba de anunciar os resultados financeiros do seu ano fiscal de 2023/24, que demonstram um crescimento significativo tanto em Portugal como a nível global. A nível global, a empresa registou um aumento de 12% no EBIT, atingindo 594 milhões de euros, e uma subida de 7,6% no volume de negócios, que alcançou 5.600 milhões de euros.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados de 2023/24. A nossa equipa tem demonstrado um compromisso excecional, priorizando sempre a experiência do cliente. Graças à admirável dedicação e esforço dos nossos colaboradores, este ano, alcançámos números recorde em volume de negócios e na captação de novos clientes, além de atingir um dos maiores crescimentos de EBIT da nossa história”, afirma Rami Jensen, presidente e CEO da JYSK.
Crescimento em Portugal
Em Portugal, os resultados foram particularmente expressivos, consolidando o país como uma das regiões de maior crescimento no mercado europeu da JYSK. Durante o exercício de 2023/24, o volume de negócios da JYSK em Portugal atingiu 44,9 milhões de euros, um aumento de 27,2% em relação ao ano anterior. O EBIT registou um crescimento notável de 150,9%, alcançando 2,3 milhões de euros.
Em janeiro, a JYSK Portugal foi certificada como Great Place to Work (GPTW) e entrou no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar, sendo a única empresa do sector de retalho a alcançar esta distinção.
“Em Portugal, o crescimento que alcançámos, este ano ,é um reflexo do trabalho árduo da nossa equipa e da nossa aposta em oferecer aos consumidores produtos de alta qualidade a preços acessíveis. A expansão das nossas lojas e a crescente preferência dos portugueses pela nossa marca são sinais claros de que estamos no caminho certo. Continuamos focados em dar aos nossos clientes uma experiência de compra de excelência e queremos continuar a crescer de forma sustentável”, acrescenta Carlos Haba, diretor da JYSK Portugal e Espanha.
A JYSK avançou ainda com a implementação da sua plataforma omnicanal Unified Commerce, para oferecer aos clientes uma experiência de compra integrada, independentemente do local ou canal escolhido. Durante o ano fiscal de 2024, Portugal e Espanha tornaram-se os primeiros países, além da Dinamarca, a adotar com sucesso o comércio unificado.
A expansão da rede de lojas também foi uma das prioridades para a JYSK em Portugal. Durante o ano de 2023/24, a empresa inaugurou quatro novas lojas e investiu na renovação de duas lojas existentes. Ao finalizar o exercício de 2024, a JYSK conta com 28 lojas em Portugal, que fazem parte de uma rede ibérica de um total de 173 lojas.
No ano fiscal de 2024/25, a JYSK planeia inaugurar mais de 30 novas lojas em Portugal e Espanha, gerando mais de 350 novos postos de trabalho e expandindo a sua equipa, que já conta com cerca de dois mil colaboradores na Península Ibérica.
Expansão a nível global
A nível global, a JYSK consolidou sua presença com mais de 3.400 lojas em 48 países, realizando mudanças de instalações, extensões de lojas existentes e atualizações para o novo conceito de loja 3.0. Estas melhorias visam otimizar os espaços e aprimorar a experiência de compra dos consumidores. Como resultado, a empresa registou um aumento expressivo no número de clientes, atraindo mais de 11,9 milhões de novos consumidores em todo o mundo.
Durante o ano de 2023/24, a JYSK abriu 137 novas lojas em toda a Europa e deu início a planos de expansão fora do continente, com a inauguração da sua primeira loja em Casablanca, Marrocos, prevista para a primavera de 2025. Além disso, a empresa está a investir em dois novos centros de distribuição de última geração em Espanha e nos Países Baixos, com o objetivo de responder ao aumento da procura e garantir maior eficiência nas operações.
Sustentabilidade e responsabilidade corporativa
A JYSK reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade, anunciando novas metas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A empresa calculou as suas emissões e estabeleceu objetivos para reduzi-las em mais de 50% nas suas operações até 2032. Além disso, tem como meta que 72,5% dos seus fornecedores adote metas de redução de emissões aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi) até 2028.
“A sustentabilidade é uma parte fundamental do nosso compromisso com os nossos clientes, os nossos colaboradores e o planeta. Queremos fazer a nossa parte para reduzir o nosso impacto no clima e tornar a sustentabilidade uma escolha acessível e económica para os nossos clientes, ao aproveitarem as ótimas ofertas na JYSK”, explica Rami Jensen.