Oiça este artigo aqui:
O Grupo Ingka, dono da IKEA, anunciou a nomeação de Juvencio Maeztu como seu novo CEO e presidente – o primeiro não-sueco a liderar o grupo – com entrada em funções marcada para 5 de novembro de 2025.
Maeztu sucede a Jesper Brodin, que após 30 anos na empresa, incluindo oito como CEO, decidiu dar um novo rumo à sua carreira.
“A decisão de dar o próximo passo não foi fácil. Um grande e sincero agradecimento à comunidade IKEA – ao longo dos anos, tive a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo e desenvolver amizades profundas, memórias e experiências que durarão para toda a vida. Por isso, sou eternamente grato. No futuro, espero aplicar a minha experiência em negócios e sustentabilidade para apoiar e inspirar mais organizações“, afirmou Jesper Brodin, CEO do Ingka Group | IKEA.
Sob a liderança de Jesper Brodin, a empresa evoluiu para um retalhista omnicanal, expandiu-se para novos mercados e cidades com formatos inovadores, e reforçou os seus compromissos com a sustentabilidade e a acessibilidade. O Grupo Ingka também estabeleceu novas metas de redução de emissões e anunciou, em janeiro, uma queda de 30,1% nas emissões em relação à base de 2016.
Juvencio Maeztu
Juvencio Maeztu, atualmente vice-CEO e diretor Financeiro do Grupo Ingka, tem um percurso de 25 anos dentro da IKEA, onde desempenhou diversos cargos de liderança. Iniciou a sua carreira na IKEA em 2001 como gerente da loja de Alcorcón, em Madrid, tendo depois gerido a loja de Wembley, em Londres, antes de liderar a IKEA Índia durante seis anos como CEO.
A nomeação de Maeztu marca um novo capítulo para o Grupo Ingka, que nos últimos anos tem enfrentado desafios significativos, desde alterações geopolíticas até à transformação digital e à integração da sustentabilidade no modelo de negócio.
“Estou profundamente grato pela confiança depositada em mim. Trabalhar ao lado do Jesper nos últimos sete anos foi um privilégio e sou o primeiro a agradecer-lhe pelas suas incríveis contribuições, pela sua liderança corajosa e, acima de tudo, pela sua amizade. Estou grato por poder construir sobre os alicerces que ele e outros antes dele criaram. Estou entusiasmado e animado com o que o futuro reserva para a IKEA. A profundidade da nossa visão e o nosso compromisso com a acessibilidade e os preços baixos são mais do que a nossa ideia de negócio – são a nossa responsabilidade para com muitas pessoas. Temos a oportunidade de ampliar a essência da IKEA e desempenhar um papel ainda mais importante na vida doméstica em todo o mundo“, afirmou Juvencio Maeztu, novo CEO do Ingka Group | IKEA.
O Grupo Ingka, que é detido de forma privada, divulgará os resultados de vendas em meados de outubro, referentes ao exercício financeiro que termina a 31 de agosto.