in

Jumbo volta a liderar lista dos supermercados mais baratos da Deco

O Jumbo volta a ser a cadeia de supermercados mais barata em Portugal Continental, à semelhança do que aconteceu em junho de 2017, segundo a última atualização do estudo da Deco, que tem por base os preços recolhidos entre setembro e novembro do ano passado.

Em segundo lugar, surgem o Continente e o Continente Modelo, anteriores líderes, com uma média de preços 2% mais cara que a do Jumbo para o mesmo cabaz de produtos. O Pingo Doce subiu uma posição, face aos números divulgados em outubro de 2017, e figura em terceiro lugar, com um custo médio, para o mesmo cabaz de produtos, 7% maior que no Jumbo. Ainda de acordo com o estudo, no Lidl e no Minipreço, gasta-se mais 14% do que na Auchan.

O estudo indica também que Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos onde é possível obter poupanças mais significativas, escolhendo o supermercado certo. “Para uma família que gaste 150 euros mensais no supermercado, a poupança anual pode chegar aos 250 euros”, diz a Deco.

O estudo foi feito com base num cabaz com os produtos das marcas mais vendidas em Portugal, entre frescos, congelados, mercearia e produtos de higiene pessoal e do lar. Mais de um terço do cabaz (38%) é composto por produtos das marcas próprias de gama média de cada uma das lojas e os restantes 62% são preenchidos com marcas de fabricante. No total, foram recolhidos 110.290 preços para um cabaz de 141 produtos, em 70 concelhos. Para construir o ranking das cadeias mais baratas, a Deco analisou os supermercados que figuram em, pelo menos, 10 distritos, não sendo considerados descontos em cartão nem promoções que obriguem à aquisição de outros produtos.

Nas ilhas, o Pingo Doce lidera no Funchal, na ilha da Madeira, com o Continente Modelo a descer para a segunda posição, com preços médios 1% mais caros. Já nos Açores, a insígnia da Sonae mantém o primeiro lugar em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, mas na ilha Terceira partilha a liderança com os supermercados Guarita.

Por seu turno, online, o Jumbo também lidera o ranking das cadeias de supermercados mais baratas, o que acontece desde 2016, seguindo-se o Continente Online e o Intermarché. Isto significa que o El Corte Inglés cai para o quarto lugar, enquanto a Froiz se mantém no último patamar da tabela.

Publicidade

Vendas da BSH atingem recorde pelo 8.º ano consecutivo

Mercadona pronta para a batalha online