in

Jumbo continua a ser a cadeia de supermercados com os preços mais baixos

Pela terceira vez consecutiva, o Jumbo é a cadeia de supermercados com os preços mais baixos entre as grandes superfícies comerciais em Portugal Continental, segundo o estudo da DECO Proteste, que analisou quase 600 lojas em 70 concelhos.

A DECO elaborou um cabaz com produtos de marca branca (38%) e de marca de fabricante (62%), com base nos 106.536 preços de 243 produtos analisados em 591 lojas de Portugal, entre janeiro e março deste ano, seguindo a tendência de consumo das famílias portuguesas.

Foram criados dois perfis de consumidor – quem gasta 150 euros por mês em supermercado e quem vai até aos 400 euros -, com o estudo a concluir que os que mais gastam são os que mais poupam.

No anterior estudo, divulgado em março, o Jumbo também liderava a lista dos supermercados com preços mais baixos.

Contudo, segundo o inquérito online incluído neste estudo, o Jumbo e o Pão de Açúcar são opção apenas para 6% dos participantes. Quase metade revela escolher o Continente na hora de fazer o maior volume de compras.”Não será, contudo, a existência de um cartão de descontos a fazer pender os pratos da balança para o Continente, já que apenas um terço dos inquiridos afirma seguir as promoções dos supermercados à risca“, refere a DECO.

A seguir ao Jumbo posicionam-se as cadeias Continente e Continente Modelo, onde os preços são, em média, 2% mais caros. O Pingo Doce,é terceiro, com um patamar de preços 6% mais elevado do que o Jumbo.

Para a DECO, as insígnias mais caras são o Intermarché, o Minipreço e o Lidl, nos dois últimos casos devido aos frescos.”Muitas vezes, carne e peixe são da responsabilidade de agentes externos à marca e têm preços mais elevados. Já nos produtos de mercearia e drogaria, melhoram bastante os resultados: o Lidl obtém inclusive uma posição ligeiramente superior à do Pingo Doce“, refere o estudo.

A DECO indica ainda que o Jumbo lideratanto nas lojas físicas como no online. Neste ranking é seguido pelo Continente e pelo Intermarché.

Publicidade

Marca Cutty Sark à venda

Gelpeixe | Os Nossos Heróis – Rui Rodrigues