A Nike anunciou que Elliott Hill, antigo executivo sénior, vai voltar a integrar a empresa para suceder a John Donahoe como presidente e CEO, numa altura em que a gigante do vestuário desportivo procura reavivar as vendas e combater a concorrência crescente.
Elliott Hill ocupou vários cargos de liderança na Europa e na América do Norte, durante 32 anos, até sair da Nike em 2020.
A Nike informou que o gestor assumirá o cargo de presidente executivo a 14 de outubro e que o atual presidente executivo, John Donahoe, permanecerá como conselheiro até 31 de janeiro de 2025, para garantir uma transição suave, mas retirar-se-á imediatamente do conselho de administração.
John Donahoe
John Donahoe foi incumbido de reforçar a presença online da Nike e de impulsionar as vendas através de canais diretos ao consumidor.
O impulso ajudou inicialmente a empresa a aproveitar a procura de vestuário desportivo e de lazer após a pandemia, resultando na Nike a ultrapassar os 50 mil milhões de dólares em vendas anuais, no ano fiscal de 2023, pela primeira vez.
No entanto, desde então, as vendas estão sob pressão e o crescimento desacelerou, de acordo com estimativas compiladas pela LSEG, reporta a Reuters. Prevê-se que as vendas anuais da Nike caiam para 48,84 mil milhões de dólares, no ano fiscal de 2025, à medida que os clientes reduzem as despesas discricionárias e o mercado da China recupera mais lentamente do que o esperado.