in

Jerónimo Martins inaugura loja 1.000 da Ara na Colômbia

ARA

O Grupo Jerónimo Martins inaugurou este sábado, dia 26 de novembro, a loja 1.000 da Ara na cidade de Cartagena, na Colômbia. Esta inauguração insere-se na estratégia de expansão da Ara no país, onde já opera em três regiões, e prevê chegar ao final do ano com um total, face ao ano anterior, de mais 230 a 250 novas lojas. Este é mais um importante marco no ano em que o Grupo Jerónimo Martins celebra o seu 230.º aniversário.

Nos primeiros nove meses de 2022, a Ara investiu 89 milhões de euros, abriu 86 lojas e faturou cerca de 1,3 mil milhões de euros, posicionando-se como a terceira companhia do grupo em vendas.

Pedro Leandro, diretor geral da Ara, afirma que “cada abertura de loja é para nós mais um passo no nosso compromisso com as famílias colombianas: entrar nos bairros, estar cada vez mais próximo dos lares, levando qualidade e variedade às suas compras do dia-a-dia, sempre aos preços mais baixos”.

Desde a madrugada de sábado, muitas famílias de Cartagena esperavam à entrada da loja pela sua inauguração. As portas desta loja abriram pelas 10 horas, mas o primeiro cliente esperava à porta desde as 3 horas para garantir o seu lugar na abertura, que representa um marco histórico no crescimento da insígnia no país.

 

Colômbia

A Ara é uma cadeia de lojas de bairro totalmente adaptadas ao consumidor colombiano, no que diz respeito ao sortido e ao ambiente de loja. Com uma área média de venda de 350 metros quadrados, tem como pilares a competitividade dos preços, a proximidade e um sortido que cobre as necessidades essenciais da família média colombiana e no qual se destacam as marcas próprias e os frescos.

Esta rede de lojas de bairro trabalha com mais de 500 fornecedores colombianos e promove relações de longo prazo com os fornecedores locais.

O grupo anunciou, em 2011, que a Colômbia seria o seu novo destino de investimento e, em março de 2013, a insígnia abriu as primeiras lojas e o primeiro centro de distribuição, em Pereira, na região do Eixo Cafeeiro. Desde então, o investimento acumulado no país (capex) foi de cerca de 900 milhões de euros. Atualmente a Ara está presente em três regiões (Eixo Cafeeiro, Costa do Caribe e Bogotá) e chegará ao final do ano empregando mais de 13 mil colaboradores. O Grupo Jerónimo Martins é o maior investidor português na Colômbia e a Ara está entre as 20 das maiores empresas no país, em vendas e em número de colaboradores.

 

Apoio às comunidades

O apoio da Ara às comunidades envolventes teve início logo no primeiro ano de atividade, com a assinatura de um protocolo de cooperação com o Instituto Colombiano do Bem-estar Familiar, no sentido de prestar apoio alimentar a crianças de bairros carenciados através das Mães Comunitárias, mulheres formadas e autorizadas a tomar conta das crianças do “bairro”. No final de 2013, a Ara já estava a apoiar cerca de mil crianças. Em 2021, a Ara encaminhou cerca de 500 mil euros para projetos de apoio social e doou mais de 220 toneladas de alimentos.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Ifthenpay

Ifthenpay regista forte crescimento de 18% na Black Friday

Continente

Continente acaba com campanhas de selos físicos