in

JD lança veículos autónomos de entrega em Tianjin

Como parte do seu compromisso em apoiar cidades inteligentes, a JD está a lançar um novo projeto em Tianjin para tornar a cidade mais eficiente. Em cooperação com a Área de Desenvolvimento Económico-Tecnológico de Tianjin (TEDA), a JD procurará aproveitar o seu big data, Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias avançadas para apoiar a iniciativa da cidade inteligente de Tianjin.

A JD e o governo de Tianjin marcaram o lançamento da parceria estratégica com a estreia dos veículos de entrega autónoma da JD em Tianjin. Após testes extensivos em ambientes de campus, esta é a primeira vez que os veículos serão usados num ambiente público e urbano.

Como parte do acordo, a Tianjin servirá como base de pesquisa, fabricação e teste para a tecnologia de logística inteligente da JD, incluindo robots, drones e veículos de entrega autónoma. Por outro lado, a JD, juntamente com o Tianjin Hehai Fund e a TEDA, também lançou um fundo com um investimento inicial de mil milhões de RMB (127 milhões de euros) para apoiar startups em indústrias de tecnologia avançada, incluindo robótica, IA, fabricação inteligente, cidades inteligentes e portos inteligentes.

Além desse acordo, a JD também realizará testes-piloto para os seus veículos autónomos de entrega na Sino-Singapore Eco-city de Tianjin. Durante meses, a JD tem testado esses robots para entrega nos campus universitários da China e com os seus próprios funcionários na sua sede em Pequim. Em Tianjin, os testes marcam um grande passo para os veículos da JD, pois será necessário navegar em áreas públicas mais complicadas com veículos e pedestres, em vez de áreas confinadas, como campus universitários e prédios de escritórios. A JD espera iniciar operações reais de entrega através dos seus veículos autónomos em Tianjin antes do aniversário da empresa em 18 de junho deste ano.

Estamos orgulhosos de ajudar Tianjin a dar um passo importante para se tornar uma das cidades mais inteligentes do mundo“, disse Jun Xiao, vice-presidente e chefe do JD X, o laboratório de inovação logística da JD. “A Tianjin oferece uma gama de aplicações no mundo real para a nossa tecnologia, e esta cooperação vai permitir-nos aumentar a eficiência e a conveniência para os moradores da cidade, ao mesmo tempo que nos fornece cenários ilimitados para que possamos continuar a melhorar a nossa tecnologia e aumentar o seu futuro potencial“.

A empresa também lançou duas das suas lojas de conveniência autónomas em Tianjin. Depois de testar a solução, no outono passado na sua sede, a JD já estreou as duas primeiras lojas de conveniência autónomas abertas ao público no shopping Joy City em Yantai, na província de Shandong, e no Sunrise Shopping Center, em Dalian, na província de Liaoning. A empresa espera abrir aproximadamente 100 lojas autónomas este ano e também está a analisar a abertura da sua primeira loja além-fronteiras.

Publicidade

Grupo DIA testa mais uma insígnia de conveniência

Aldi Nord e Aldi Süd colaboram para o bem-estar dos animais