in

JD.com muda nome da Ochama para Joybuy e prepara ofensiva europeia

Oiça este artigo aqui:

A gigante chinesa do comércio eletrónico JD.com anunciou a mudança de nome da sua subsidiária holandesa Ochama para Joybuy, nome já utilizado pela empresa no Reino Unido.

Esta alteração estratégica surge como um passo para reforçar a sua presença na Europa, numa ofensiva que poderá passar do digital para o físico.

A alteração de marca visa uniformizar a identidade da empresa em todo o continente e prepara o terreno para uma expansão mais agressiva. Segundo a RetailDetail, esta evolução pode culminar com a entrada física no mercado europeu, alavancada pela anunciada aquisição da Ceconomy, empresa-mãe da MediaMarkt.

 

Ochama

Lançada no final de 2021, a Ochama entrou no mercado europeu como uma mistura de supermercado asiático online com uma plataforma de produtos não alimentares. A operação estreou-se com pontos de recolha robotizados, mas rapidamente adaptou o modelo para incluir pontos de recolha de terceiros, como restaurantes asiáticos.

Atualmente, a plataforma opera em 24 países, mas continua a enfrentar dificuldades na conquista de uma audiência mais ampla e generalista no mercado europeu.

Apesar da mudança de nome, o conceito de negócio permanece inalterado. A JD.com acredita que o rebranding para Joybuy poderá melhorar o reconhecimento da marca e facilitar o crescimento da base de utilizadores, num contexto de crescente competitividade no sector do e-commerce europeu.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Shein multada em 1 milhão de euros por greenwashing em Itália

Amazon produtos falsificados

Lucro da Amazon dispara 47,6% no segundo trimestre