in

JD.com cria lojas robotizadas na Europa

A JD.com decidiu abrir duas lojas totalmente robotizadas na Holanda, sob a sua nova insígnia Ochama.

Neste momento, estes estabelecimentos estão disponíveis nas cidades de Leiden e Roterdão. Se tiverem o sucesso esperado, a JD.com irá lançá-los em mais locais, como Diemen e Utrecht.

 

Funcionamento

Neste novo modelo, os robôs são responsáveis pela preparação das encomendas. O modelo omnicanal permite que os clientes façam as suas compras online, através da aplicação da Ochama, onde podem encontrar desde alimentos frescos e embalados, eletrodomésticos, produtos de beleza, moda, mobiliário, entre outros produtos.

Uma vez feita a compra, poderão ir à loja para levantar as encomendas, embora também possam optar pela opção de entrega ao domicílio.

Com a rica experiência em tecnologias de ponta em logística e retalho, que a empresa tem acumulado ao longo dos anos, ambicionamos criar um formato de compra sem precedentes para os clientes na Europa, oferecendo os melhores preços e serviços“, diz Pass Lei, diretor geral da Ochama.

 

Localização

De acordo com os dados do Banco Mundial, a Holanda é um dos países mais urbanizados da Europa. Em 2020, no meio da pandemia, mais de 80% da população vivia em cidades com uma estrutura urbana policêntrica, razão pela qual a JD.com considerou relevante abrir aqui as suas lojas. “Os holandeses são apaixonados pela inovação e pelo ambiente e o formato de compra da Ochama foi concebido para contribuir para ambos os aspetos“, afirma Mark den Butter, diretor de operações Ochama.

 

Publicidade

subscrição

Economia de subscrição vai atingir os 275 mil milhões de dólares em 2022

Zolve

Zolve adere ao projeto Lean & Green da GS1 Portugal