A JCDecaux anunciou a assinatura de um acordo com a Clear Channel Outdoor Holdings para a aquisição das suas operações em Itália e Espanha. Estas operações estão a ser conduzidas de forma independente e respondem a diferentes oportunidades de mercado.
O valor de aquisição (antes de ter em conta as posições de tesouraria e de dívida líquida) da Clear Channel Itália é de 15,1 milhões de euros e o da Clear Channel Espanha é de 60 milhões de euros, ou seja, 6,7 vezes o EBITDA combinado dos últimos 12 meses até ao final de março para os dois países, antes de ter em conta as sinergias.
A transação italiana ocorreu por 9,3 milhões de euros, após ajustamentos para ter em conta a dívida líquida estimada e as necessidades de fundo de maneio. A transação espanhola deverá ser concluída em 2024, após a obtenção das autorizações regulamentares.
Estas aquisições completarão a presença da JCDecaux em Itália e em Espanha e permitir-lhe-ão “responder ainda melhor às expectativas dos seus clientes e comitentes, num contexto de digitalização da comunicação exterior”. Em cada um destes países, a Clear Channel dispõe de uma rede nacional que cobre a totalidade do território e opera em vários segmentos da comunicação exterior.
Jean-Charles Decaux, coCEO da JCDecaux, declara que “estas duas aquisições, realizadas de forma independente, estão em conformidade com a estratégia de crescimento externo seletivo da JCDecaux. A aquisição da Clear Channel em Itália e em Espanha (sujeita às condições regulamentares espanholas) complementa a presença da JCDecaux em territórios que são históricos para o nosso grupo e que contribuem para o seu dinamismo e desenvolvimento. Estamos muito satisfeitos por podermos continuar a nossa aliança em Itália com a família Du Chène de Vère, formada há 20 anos, e esta aquisição da CCI permitir-nos-á fazer crescer a IGPDecaux num mercado muito ativo. As equipas da JCDecaux e da Clear Channel poderão combinar o melhor dos seus pontos fortes para responder às expectativas dos anunciantes, das cidades e dos cidadãos, com vista a desenvolver um meio de comunicação cada vez mais útil e sustentável“.
Siga-nos no: