Pingo Doce
in

Já abriram as candidaturas para a 10.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Arrancam as candidaturas para a categoria de texto da 10.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, o maior prémio de literatura infantil em Portugal, com um valor total de 50 mil euros. Os autores podem inscrever-se até 23 de março, sendo o texto vencedor revelado a 26 de abril.

Os textos a concurso serão avaliados por um painel de jurados, constituído por Afonso Cruz, David Machado, Sara Rodi, Violante Magalhães e Sara Miranda, em representação do Grupo Jerónimo Martins.

As candidaturas podem ser feitas através do site da iniciativa. Após ser conhecido o texto vencedor, têm início, a 27 de abril, as candidaturas à fase de ilustração. O regulamento e todas as informações relativas ao concurso podem ser consultadas online.

 

Prémio

O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce tem como principal missão a promoção da literatura infantil, distinguindo em duas fases um autor e um ilustrador que nunca tenham publicado o seu trabalho com fins comerciais. A iniciativa, que há nove anos premeia novos talentos na área da literatura e ilustração, visa estimular a criatividade e o gosto dos mais novos pela leitura e democratizar o acesso aos livros, mediante o desenvolvimento de conteúdos acessíveis e de qualidade.

Lançado em 2014, o prémio já permitiu a revelação de 18 novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, que se traduziram em nove obras e mais de 156 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil, lidos por milhares de crianças. No total, foram atribuídos 450 mil euros, distribuídos pelos vários vencedores.

Filipa Pimentel, diretora de desenvolvimento sustentável e impacto local do Pingo Doce, destaca que “há uma década que o Prémio de Literatura Infantil contribui para a democratização do acesso aos livros, através da compilação de obras de qualidade e da sua disponibilização a preços acessíveis nas lojas Pingo Doce. Para nós, os livros são bens essenciais e devem estar ao alcance de todos, pois promovem a criatividade, o espírito crítico e o raciocínio. É com enorme satisfação que, ano após ano, descobrimos, premiamos e damos a conhecer novos talentos na escrita e na ilustração”.

 

Nova imagem

Para assinalar o 10.º aniversário desta iniciativa, foi desenvolvida uma nova imagem e logótipo. O novo logótipo remete para uma porta aberta à criatividade de todos e à leitura, estando patente nos novos materiais da campanha a riqueza e profusão de histórias e universos criados pelos seus autores, através da presença das personagens dos títulos lançados nas edições passadas do prémio.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Tetra Pak

Tetra Pak inicia investigação pioneira em materiais de fibra vegetal com radiação sincrotrónica

sport zone

Sport Zone lança novo desafio aos portugueses: “Agora não pares”