in ,

Internet vai influenciar mais de metade das compras nas lojas físicas europeias

O peso da Internet é muito elevado nas decisões de compra, uma vez que cada vez mais consumidores confiam nas opiniões publicadas online, nas reviews e nas pontuações das páginas especializadas para decidir o que comprar e onde. De acordo com uma análise da Forrester sobre os hábitos de compra na Europa, a Internet é já um elemento determinante para os europeus e as compras que fazem também nas lojas físicas.

As previsões da consultora assinalam que, em 2021, o digital terá um impacto direto em mais de metade das compras nas lojas europeias. O que os consumidores virem na Internet irá influenciar, direta e indiretamente, 55% das suas compras nas lojas.

Por um lado, os consumidores irão unir a visita à loja às transações digitais. Os mercados são cada vez mais omnicanais e os utilizadores querem cada vez mais comprar empregando todos os canais possíveis simultaneamente.

Por outro lado, a Internet terá um efeito indireto pela informação que o consumidor recebe quando navega, pesquisa ou usa plataformas como o e-mail ou as redes sociais.

A estes dados há que adicionar o papel dos dispositivos móveis, que se converteram num elemento determinante da comunicação e acesso à informação. O m-commerce é cada vez mais significativo, mas a influência dos dispositivos móveis não se limita à compra online. As estimativas da Forrester são de que, em 2021, estes equipamentos influenciem um quarto das compras feitas offline na Europa.

Montiqueijo distinguida com Prémio Nacional de Agricultura

AKI apoia 35 hortas de escolas portuguesas