O Intermarché lançou a 10.ª edição do Prémio Produção Nacional, que visa distinguir projetos que valorizam o que de melhor se faz em Portugal.
Nesta edição, o impacto da iniciativa reforça-se com a atribuição de um apoio financeiro de 75 mil euros, a distribuir pelos vencedores das três categorias.
O prémio assume-se como uma plataforma de apoio e visibilidade para produtores nacionais, incentivando o desenvolvimento de projetos inovadores, sustentáveis e com potencial de crescimento. O valor anunciado nesta edição, que coincide com os 35 anos do retalhista em Portugal, vai traduzir-se wm apoio direto à produção.
Categorias
A concurso estão três categorias, com o respetivo vencedor a receber 25 mil euros. Cá daTerra distingue produtos 100% portugueses, Com Futuro foca-se em sustentabilidade ambiental e social. Finalmente, Novo Ciclo dedica-se à economia circular e valorização de desperdício.
O objetivo – diz o Intermarché, em comunicado, “é claro: apoiar projetos que contribuam para a valorização da produção nacional, promovendo a sustentabilidade, a inovação e a ligação ao território”.
As candidaturas serão avaliadas por um júri representativo do sector: Alexandra Azevedo, presidente da Quercus; António Fernandes, presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco; Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED; Igor Martinho, chef; Luís Mira, secretário-geral da CAP; Nassrin Majid, diretora-geral da ConsumerChoice; Pedro Gandum, diretor de marketing do Intermarché; e Sofia Hartley, responsável pelo Programa Origens do Intermarché.
Esta diversidade – sustenta a insígnia – garante uma análise abrangente dos projetos, tendo em conta critérios como inovação, sustentabilidade e impacto económico e social.








