in

Intermarché França multado em 19 milhões de euros por falta de transparência contratual

O Ministério da Economia francês anunciou esta terça-feira, dia 22 de fevereiro, um procedimento em curso para sancionar o que designa de “sanções logísticas ilegais” no âmbito das negociações comerciais anuais no sector da distribuição. Ao mesmo tempo, revelou a aplicação de uma multa ao Intermarché, por falta de transparência contratual.

O governo gaulês está a pressionar os grandes retalhistas, a menos de uma semana do final das negociações comerciais anuais. Esta terça-feira, anunciou em comunicado que tinha iniciado um procedimento de injunção, no âmbito do pagamento de sanções a um centro regional de uma insígnia de distribuição. Dois outros distribuidores estão também a ser objeto de extensas investigações por parte do governo, relativamente ao mesmo assunto. “Se se confirmarem as suspeitas de práticas ilegais, serão instaurados processos“.

 

Multa ao Intermarché

Ao mesmo tempo, o comunicado anuncia a aplicação de uma multa de 19,2 milhões de euros ao Intermarché “por incumprimento das regras estabelecidas pelo Código Comercial Francês, em termos de transparência contratual“, durante a ronda de negociações anterior.

O governo acusa o Intermarché de não ter incluído nos acordos anuais celebrados com os seus fornecedores os elementos relativos aos serviços de cooperação comercial faturados pelas suas centrais internacionais Agecore (Suíça), de que entretanto se retirou, e ITM Belgium (Bélgica).

O Intermarché poderá recorrer desta decisão, mas o recurso não vai suspender a coima, que surge na sequência de uma investigação da DGCCRF.

Danone

CEO da Danone considera haver ainda muito por fazer no processo de transformação do grupo

Smurfit Kappa

Smurfit Kappa desenvolve nova solução de embalagem sustentável para fast food