in

Inteligência artificial e personalização vão transformar o sector da logística

A inteligência artificial e a personalização estão na base das principais tendências transformadoras do sector da logística nos próximos cinco a dez anos, segundo o Logistics Trend Radar da DHL.

O impacto das cadeias de abastecimento autónomas e orientadas por dados oferece uma oportunidade para alcançar novos níveis de otimização no fabrico, logística, armazenamento e entrega, que se podem tornar numa realidade em menos de uma década, apesar dos custos elevados de implementação condicionarem a adoção rápida na logística.

A alteração do comportamento do consumidor e a vontade de personalização são outras duas tendências de destaque. “On-Demand-Delivery”, que terá grande impacto na logística, vai permitir que os consumidores recebam as suas compras onde e quando precisam das mesmas, através da utilização de serviços de entregas flexíveis. “Batch Size One” explora o que pode acontecer à produção em massa, nos próximos 20 anos, com a exigência dos consumidores por produtos cada vez mais personalizados. Lotes com apenas uma peça poderão levar à produção descentralizada e a uma mudança rápida nas cadeias de abastecimento, o que vai exigir que os fornecedores logísticos sejam rápidos e flexíveis para reagir às mudanças.

As tendências chave abordadas no Logistics Trend Radar deste ano podem transformar a indústria da logística e, dado que 15 das 26 tendências têm probabilidade de criar impacto nos próximos cinco anos, é crucial que todos os envolvidos na gestão das cadeias de abastecimento e logística compreendam as mudanças e as implicações no panorama dos seus negócios e do sector”, afirma Matthias Heutger, vice-presidente sénior de Strategy, Marketing & Innovation da DHL.

Desenvolvido pela DHL Trend Research, a edição de 2016 inclui uma análise de tendências emergentes e o impacto sector a sector. Todas as tendências estão analisadas com mais detalhe no relatório, incluindo oportunidades chave, desafios, destaques de implementação e “timings”, disponível para download gratuito em www.dhl.com/trendradar.

Publicidade

ASUS atualiza routers com configuração para ligações nacionais de Internet por fibra

Oceanário de Lisboa e Olá lançam Calippo Laranja em ação de proteção dos oceanos