in

Inflação baixa mantém-se no retalho alimentar europeu

O gasto dos consumidores europeus em artigos do dia-a-dia, como comida, bebidas e higiene, aumentou apenas 0,2% no primeiro trimestre, de acordo com um estudo da Nielsen.

O estudo revelou que este é o menor nível de crescimento dos últimos oito anos, embora o período da Páscoa possa afetar comparações diretas.

Os dados da Nielsen referem-se a 21 países europeus e mostram que este aumento de 0,2% reflete uma subida de 0,9% nos preços e a descida de 0,7% nos volumes comprados.

O maior crescimento anual foi observado na Turquia, que observou um aumento de 11,6%. A segunda maior subida foi registada na Eslováquia, mas a uns distantes 3,9%, seguindo-se a Hungria, com 3,4%. Relativamente às descidas, a Grécia teve uma das maiores, ao encolher 7,3%.

Quanto aos cinco principais mercados europeus, o melhor desempenho coube à Espanha, com um crescimento de 2,2%, seguida da Itália, com 0,7%. No Reino Unido e na Alemanha, as vendas caíram 1,5%. De acordo com a Nielsen, estes cinco mercados continuam a ter baixos níveis de crescimento, excetuando a Espanha, enquanto os melhores desempenhos continuam a ser observados na Europa de Leste e Portugal, a par do país vizinho.

Nova tecnologia permite aos consumidores pagar por reconhecimento facial

Amazon abre primeiro conceito Fresh Pickup