inflação zona euro
Foto Shutterstock
in

Inflação anual da zona euro desce para 2,4%

A inflação anual da zona euro continua a abrandar em março e situa-se em 2,4%, contra 2,6% em fevereiro, de acordo com uma estimativa provisória do Eurostat.

A descida da inflação é uma surpresa, já que a maioria dos economistas consultados pela Reuters previa que o número se mantivesse inalterado face aos 2,6% de fevereiro.

Já Portugal está entre as 11 economias que registaram taxas de inflação acima da média da zona euro. Em março, a inflação em Portugal foi calculada pelo Eurostat em 2,6%, uma subida face aos 2,3% do mês anterior.

Relativamente às outras economias europeias, a inflação está mais alta na Estónia, Áustria e Croácia, com taxas em março ainda acima de 4%. Por outro lado, a inflação mais baixa regista-se na Lituânia, com 0,3%, e Finlândia, com 0,7%.

Analisando as principais componentes da inflação da zona euro, espera-se que os serviços apresentem a taxa anual mais elevada em março (4%, estável em comparação com fevereiro), seguidos dos produtos alimentares, álcool e tabaco (2,7%, em comparação com 3,9% em fevereiro), dos produtos industriais não energéticos (1,1%, em comparação com 1,6% em fevereiro) e da energia (menos 1,8%, em comparação com menos 3,7% em fevereiro).

 

Siga-nos no:

Google News logo

oferta de trabalho CEO

60% repensaria uma oferta de trabalho com base no diretor executivo da empresa

InPost

InPost Group fatura mais de 1.952 milhões de euros em 2023