Oiça este artigo aqui:
O Grupo Inditex vai investir 1,5 milhões de dólares, cerca de 1,4 milhões de euros, adicionais na Asian University for Women (AUW), no Bangladesh, reforçando uma parceria que já permitiu a 190 mulheres trabalhadoras do sector têxtil regressarem aos estudos universitários desde 2017.
Esta nova contribuição permitirá apoiar mais 40 mulheres nos próximos três anos, sublinhando o compromisso da Inditex com a educação, o empoderamento feminino e o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor.
A iniciativa enquadra-se no programa Pathways for Promise, uma ação pioneira que oferece bolsas de estudo integrais a mulheres com baixos rendimentos e com vínculos ao sector da confeção, muitas delas empregadas em fornecedores da própria Inditex. As estudantes recebem formação intensiva em inglês, matemática, literacia digital e pensamento crítico e, após um ano, podem aceder a cursos universitários completos em áreas como filosofia, ciência ambiental, política e economia.
Segundo o comunicado da empresa, esta colaboração pretende “proporcionar oportunidades reais de progresso pessoal e profissional a mulheres que, de outra forma, dificilmente poderiam frequentar o ensino superior”.
Educação como motor de transformação social
Desde o início da parceria, 87 das 190 mulheres apoiadas já concluíram a sua licenciatura e algumas prosseguem agora estudos de pós-graduação em universidades internacionais como Oxford, Brandeis ou Brown. A maioria das ex-alunas regressa às suas comunidades com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos em prol do desenvolvimento local e da promoção da igualdade de género.
A Asian University for Women, com sede em Chattogram, é uma universidade internacional independente, que acolhe mais de 1.300 estudantes de 19 países asiáticos. Mais de 80% das suas alunas são as primeiras mulheres das respetivas famílias a aceder ao ensino superior. O modelo educativo da AUW aposta numa formação humanista, multicultural e orientada para a liderança e transformação social.
O apoio da Inditex insere-se numa estratégia global de investimento em programas com impacto real nas comunidades onde opera a sua cadeia de fornecimento, reforçando os objetivos sociais e ambientais que integram o seu plano de sustentabilidade.