in

IKEA investe cinco mil milhões de euros em sustentabilidade

Foto ElenaChaykinaPhotography/Shutterstock

O Grupo Ingka, proprietário da IKEA, vai investir mais quatro mil milhões de euros em energia renovável. Adicionalmente, a Fundação IKEA irá alocar mil milhões de euros na redução das emissões de carbono.

O investimento do Grupo Ingka irá contribuir para que a IKEA reduza a sua pegada de carbono e utilize apenas energia proveniente de fontes renováveis em toda a sua cadeia de valor, de modo a ajudar a limitar o aquecimento global em 1,5ºC, conforme preconizado no Acordo de Paris.

Os quatro mil milhões de euros serão direcionados a projetos de energia solar, especialmente nos países onde ainda não estão implementados. Serão também desenvolvidos novos projetos, como o armazenamento energético e o desenvolvimento de infraestruturas baseadas em hidrogénio.

Recentemente, o Grupo Ingka comprou uma participação de 49% em oito parques solares, na Rússia, que têm capacidade para abastecer de energia elétrica 17 lojas IKEA e parte dos centros comerciais Mega localizados no país.

 

Década mais crucial da história

“Estamos a viver a década mais crucial da história da humanidade”, defende Jesper Brodin, CEO do Grupo Ingka. “As alterações climáticas não podem continuar a ser ignoradas. Precisamos todos de fazer a nossa parte para limitar o aquecimento global a 1,5ºC. O custo da inação é demasiado elevado e representa um risco significativo para o nosso negócio e para a humanidade. Sabemos que, com os investimentos adequados, podemos fazer parte da solução e limitar o impacto no lar que todos partilhamos, o planeta Terra, ao mesmo tempo que preparamos a nossa empresa para o futuro”.

Atualmente, o grupo possui 547 turbinas eólicas, 10 parques solares em 15 países e 935 mil painéis solares nos telhados das suas lojas.

Publicidade

Microsoft

Microsoft compra a Nuance Communications por 19.700 milhões de dólares

pandemia

6 em cada 10 portugueses valorizam agora mais os abraços, beijos e afetos do que antes da pandemia