in

Ikea e H&M juntam-se para “caçar” novos talentos criativos

A Ikea e a H&M vão abrir, no centro comercial Ikea Livat, em Hammersmith, em Londres, o Atelier 100, uma loja que oferece exclusivamente produtos de designers e artistas locais.

A loja não venderá os seus próprios produtos, mas apenas desenhos de pequenos produtores, designers e artistas locais. Desde acessórios domésticos a joalharia até música, tudo é bem-vindo, desde que seja fácil de transportar pelos clientes.

 

Mais do que um centro comercial

Quando o Livat abriu, em fevereiro, a Ikea prometeu que seria mais do que apenas um centro comercial, apresentando-se como um local para a comunidade e a criatividade. Agora, a retalhista de mobiliário sueca está a transformar essas palavras em ação ao abrir o Atelier 100.

A abertura acontecerá em maio, mas a Ikea e a H&M já estão a recrutar pessoas criativas e designers num raio de 100 quilómetros da loja. Os selecionados receberão até 10 mil libras, perto de 12 mil euros, para ajudar a transformar as suas ideias em produtos comercialmente viáveis. Aos participantes serão também oferecidas formação e mentoria, tanto por parte da Ikea e da H&M como de peritos externos.

Queremos estar abertos a ideias e aproximarmo-nos dos clientes”, disse ao The Guardian Camilla Henriksson, gestora global de inovação de marca para a H&M.  “Se queremos continuar a fornecer o que as pessoas querem, é crucial apelar à população local”.

O jornal britânico indica que a iniciativa está a ser desenvolvida há mais de um ano. Se tudo funcionar bem, será replicada noutros locais.

 

Colaboração

O Atelier 100 não é a primeira colaboração entre os dois gigantes suecos. Em 2019, colaboraram, pela primeira vez, no desenvolvimento de um estudo sobre como aproveitar os tecidos e implementar uma estratégia de circularidade. No ano passado voltaram a unir esforços através da parceria com a Kingfisher e criaram a Race to Zero Breakthroughs com a Walmart, uma iniciativa para reduzir o aumento do aquecimento global para 1,5 ºC.

Cosmética

Fabricantes europeus de cosméticos enfrentam crise de abastecimento face à escassez de recursos da Ucrânia

Zara Edificio Espanha

Zara abre a sua maior e mais moderna loja do mundo