in

ID Logistics atinge 1.181 milhões de euros no primeiro semestre de 2022

ID Logistics

A ID Logistics terminou o primeiro semestre com um crescimento de receitas na ordem dos 32,2% para 1.181 milhões de euros e um lucro operacional subjacente de 42,3 milhões de euros, um crescimento de 52,7%.

Esse desempenho inclui os efeitos de âmbito decorrentes da aquisição da GVT no Benelux, Colisweb em França e Kane Logistics nos Estados Unidos, além de um efeito cambial favorável ao longo do semestre. Excluindo esses itens, o crescimento do negócio continua forte com receitas semestrais, com um crescimento de 15,3% numa base “igual-para-igual”.

Eric Hémar, chairman e CEO da ID Logistics, refere que “assim como nos semestres anteriores, a ID Logistics voltou a registar um forte crescimento em todas as suas métricas financeiras. O bom desempenho comercial e financeiro que alcançámos no primeiro semestre é resultado do nosso crescimento orgânico, capacidade de apoiar os nossos clientes e relevância das nossas três recentes aquisições. Num contexto exigente, a ID Logistics está bem posicionada para procurar um crescimento lucrativo no segundo semestre de 2022“.

 

Primeiro semestre

Em França, a ID Logistics registou um aumento de 12,3% nas receitas para 422,9 milhões de euros no primeiro semestre do ano. Excluindo o efeito da consolidação da Colisweb, adquirida em janeiro de 2022, o crescimento foi de 6,1% no primeiro semestre em comparação com o primeiro semestre de 2021, que já era de 9,5%.

Nos outros países, as receitas aumentaram significativamente, 46,7% no primeiro semestre, para 757,7 milhões de euros. Isso inclui as receitas da GVT, adquirida no Benelux em dezembro de 2021, e da Kane Logistics, adquirida nos Estados Unidos em março. Excluindo os efeitos positivos da consolidação e do câmbio durante o primeiro semestre do ano, o crescimento mantém-se forte com um aumento de 21,9% numa base “igual-para-igual”.

O lucro líquido do primeiro semestre inclui custos relacionados à aquisição de 2,2 milhões de euros em despesas não correntes e um aumento nas despesas financeiras de 4,7 milhões de euros relacionadas com o financiamento de aquisições recentes e investimentos operacionais feitos para iniciar novos armazéns. No geral, a participação do grupo no lucro líquido do primeiro semestre de 2022 foi de 18,3 milhões de euros, representando um crescimento de 41,9% em relação ao primeiro semestre de 2021.

 

Aquisições

Após a aquisição da GVT no Benelux, em dezembro de 2021, a ID Logistics finalizou durante o primeiro semestre as aquisições da Colisweb em França e da Kane Logistics, nos Estados Unidos, por um total de 247,7 milhões de euros, pagos em dinheiro, incluindo os custos de aquisição.

Paralelamente, o grupo refinanciou parte da sua dívida com um novo empréstimo sindicado de 400 milhões de euros e um empréstimo rotativo de 65 milhões de euros, que ainda não foi utilizado.

Após estas operações, a dívida financeira líquida excluindo IFRS 16 ascende a 354,5 milhões de euros, um nível sob controlo de 2,4 vezes o EBITDA subjacente pré IFRS16 (3,1x pós IFRS16).

 

Perspetivas

Na sequência de um primeiro semestre dinâmico e com a força dos bons desempenhos comerciais e financeiros registados, a ID Logistics pretende manter o seu ritmo de desenvolvimento e mantém-se focada no aumento da produtividade dos projetos recentes e no controlo de startups em 2022. O grupo é cauteloso com a evolução da situação macroeconómica e está atento às necessidades dos seus clientes.

Agora que a integração das recentes aquisições foi concluída, a ID Logistics está focada nas oportunidades de desenvolvimento vinculadas a essas novas sinergias. Por fim, a ID Logistics relembra que as suas atividades tradicionalmente beneficiam de uma rentabilidade mais favorável no segundo semestre do ano.

Pinhais

Conserveira Pinhais lança edição especial NURI Reserva 2019

preços

Aumento dos preços dos alimentos vai impulsionar valor da indústria alimentar para mais de 10 biliões de dólares