EcoTransIT World
in

ID Logistics adere ao EcoTransIT World num compromisso com a sustentabilidade

A ID Logistics acaba de anunciar que passou a utilizar a ferramenta EcoTransIT World num compromisso com a sustentabilidade da empresa. O EcoTransIT World é uma ferramenta que calcula automaticamente parâmetros como consumo de energia, emissões de carbono, poluentes atmosféricos ou custos externos de transporte, além de permitir a análise comparativa desses dados.

Nesse sentido, o EcoTransIT World é capaz de calcular integralmente cadeias de transporte globais de qualquer tipo, sejam de camiões, navios transoceânicos, aviões, comboios ou hidrovias, incluindo as transferências e o trabalho que ocorre dentro dos armazéns.

Para extrair os dados que mostram o impacto ambiental, esta ferramenta analisa indicadores como o meio de transporte ou a rota percorrida e utiliza informações como o tipo de reabastecimento, fatores ambientais ou atributos como o tipo de estrada. Por fim, isso permite recolher dados sobre as emissões e a energia consumida pelo operador logístico.

A integração do EcoTransIT World representa um passo importante no compromisso da ID Logistics com o meio ambiente e o planeta. Os nossos esforços como empresa estão alinhados para analisar o impacto que a nossa atividade produtiva causa e agir para reduzi-lo ao máximo”, afirma o Diretor de RSC do Grupo ID Logistics, Guillaume Delaval.

 

Normas internacionais

A metodologia utilizada pelo EcoTransIT é compatível com a EN 16258, metodologia para cálculo e declaração do consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa nos serviços de transporte (transporte de mercadorias e passageiros), e com as normas do Global Logistics Emissions Council (GLEC).

Da mesma forma, responde também aos requisitos da norma ISO14083 sobre as emissões de gases de efeito estufa decorrentes das operações na cadeia de transporte.

 

Sustentabilidade

Além desta iniciativa, a ID Logistics lançou o programa “Enlaza” através do qual agrupa mercadorias de diferentes clientes para otimizar o seu transporte. Desta forma, reduziu em 22% as emissões de CO2 e em 27% o número de viagens, garantindo uma entrega eficiente com uma maior poupança de combustível.

Outros dos desafios propostos pela ID Logistics até 2030 são reduzir em 40% as emissões das atividades logísticas (CO2/pallet) face a 2018, e reduzir a intensidade energética das atividades logísticas em 20% (kWh/M2) também comparativamente a 2018.

Nesse sentido, com o desenvolvimento de projetos desta natureza, a ID Logistics posiciona-se como um dos principais players no processo de transformação em que o setor está imerso e reforça o seu compromisso com a preservação do meio ambiente e redução do impacto da sua atividade produtiva.

Queijaria Vale da Estrela

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar BRC

Primark

Primark aumenta as vendas em 81% no último trimestre e lança o serviço click & collect